A média diária de assassinatos em Pernambuco, em 2023, é a maior dos últimos dois anos. Estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, na última semana, aponta que quase dez pessoas foram mortas todos os dias.
Em 2021, a média diária foi de 9,24 mortes violentas em Pernambuco. No ano seguinte, o número subiu para 9,39. Agora, está em 9,96 (levando-se em consideração os meses de janeiro a setembro).
Em 68% dos crimes registrados em 2023, as vítimas tinham envolvimento com alguma atividade criminal.
A quantidade de assassinatos é mais um alerta para a necessidade de ações efetivas de combate à violência no Estado.
Apesar de a política do Juntos pela Segurança, em substituição ao Pacto pela Vida, ter sido lançada no final de julho, ainda não foram divulgadas novas medidas para barrar o avanço da criminalidade – o que tem resultado em números alarmantes.
De janeiro a outubro, 2.994 mortes violentas foram contabilizadas em Pernambuco. No mesmo período de 2022, foram 2.839. O aumento, até agora, é de 5,45%.
No Pacto pela Vida, a promessa era de redução anual de 12% nos homicídios. No Juntos pela Segurança, porém, o governo estadual ainda não divulgou qual meta será adotada.
Fonte: JC Online