Exame/ideia: distância entre Lula e Bolsonaro oscila de 9 para 11 pontos

LULA E BOLSO

Pesquisa do Instituto Ideia, contratada e divulgada hoje pela revista Exame, aponta estabilidade no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo.

No único cenário testado da pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos—, a distância entre os dois, que era de 9 pontos percentuais no levantamento de junho, oscilou para 11 pontos. Os dois flutuaram para baixo dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos. Lula foi de 45% para 44%, enquanto Bolsonaro oscilou de 36% para 33%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que oficializou ontem sua candidatura, oscilou positivamente em um ponto, de 7% para 8%. A senadora Simone Tebet (MDB) também oscilou para cima, de 3% para 4%. O deputado federal André Janones (Avante), por sua vez, flutuou de 1% para 2%. Considerando a margem de erro, Ciro, Tebet e Janones estão tecnicamente empatados.

O cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) e o empresário Pablo Marçal (Pros) ficaram com 1% cada. A sindicalista Vera Lucia (PSTU) registrou 0,5%; o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), 0,2%, e a professora Sofia Manzano (PCB) e o ex-deputado José Maria Eymael (DC), 0,1% cada.

Fonte: Uol Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>