A pesquisa eleitoral XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra Lula (PT) com vantagem de 13 pontos percentuais com relação a Jair Bolsonaro (PL), que vem apresentando melhoras nos recentes levantamentos sobre a corrida pela Presidência da República.
Trata-se de um cenário mais confortável para o petista, que no levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta semana apareceu com somente cinco pontos percentuais no primeiro turno.
Os números desta pesquisa mostram estabilidade dos dois pré-candidatos: Lula caiu um ponto percentual, dentro da margem de erro, ficando com 44% de intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro se manteve com 31%, mesmo número do último levantamento.
Também permaneceram estáveis: Ciro Gomes, do PDT (8%); João Doria, do PSDB (3%); e André Janones, do Avante (2%). Simone Tebet (MDB) oscilou de 2% para 1% e Felipe D’Ávila (Novo) teve 1%.
A pesquisa realizou mil entrevistas entre os dias 2 e 4 de maio. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Por Augusto Tenório