Pernambuco realiza, neste sábado (16), o Dia D da Campanha de Multivacinação

ANDRE LONGO

A baixa cobertura vacinal em crianças e adolescentes tem sido uma das preocupações da Secretaria Estadual de Saúde. Por isso, o Governo do Estado promove, neste sábado, o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de imunização. A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos, que devem, acompanhados de pais, mães ou responsáveis irem aos mais de 2,4 mil postos que estarão em funcionamento.

“Estamos preocupados com a baixíssima cobertura das vacinas para este público. Muitas das doenças que são evitáveis por esses imunizantes são ainda mais graves para as crianças do que a Covid-19. Com as atuais coberturas, todos, mas especialmente as crianças, estão correndo perigo. É cada vez mais latente o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas ou com baixa ocorrência, até porque não atingimos meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021”, enfatizou André Longo.

A campanha, que iniciou desde o dia 1º de outubro, segue até o dia 29. São disponibilizadas 18 tipos de vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão ofertados imunizantes de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode receber a vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.

Por Dara Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>