Oeste de Pernambuco poderá ter chuvas dentro do normal ou acima da média no trimestre OND

c83d91d13c8bde496a066ef7c6689458

Os campos oceânicos e atmosféricos globais de agosto até o início da segunda quinzena setembro de 2021 apresentaram águas superficiais dentro da normalidade em praticamente todo o Pacífico Equatorial. No entanto, a temperatura das águas subsuperficiais apresentou um considerável resfriamento, com anomalias negativas de até -5°C na parte mais central deste oceano e na profundidade de 150 m. A probabilidade de retorno de uma condição de La Niña no decorrer do trimestre OND/2021 aumentou para aproximadamente 76% em meados de setembro (Figura 1). Neste período, a oscilação intrassazonal Madden-Julian (OMJ) encontrava-se em sua fase mais ativa entre a África e a Oceania, portanto sem contribuição com as anomalias positivas de precipitação observadas no norte da Região Nordeste em setembro corrente.

A previsão climática de precipitação para o trimestre outubro, novembro e dezembro de 2021 (OND/2021) indica maior probabilidade dos totais pluviométricos ocorrerem entre a categoria normal a acima da faixa normal climatológica para a grande área que abrange o centro-sul do Maranhão e Piauí, extremo oeste de Pernambuco e praticamente todo o Estado da Bahia. Nas demais áreas do Nordeste, que compreendem do norte do Maranhão ao extremo nordeste da Bahia, este período é considerado de poucas chuvas ou de estiagem. Ressalta-se que, na maior parte da área climatologicamente menos chuvosa, os acumulados observados nos próximos três meses respondem historicamente por menos de 20% da precipitação média anual.

É importante mencionar que, nesta parte mais ocidental da Região Nordeste o início do período chuvoso costuma ocorrer entre os meses de outubro e novembro, acompanhando o principal período de chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Com isso, aumenta-se o grau de confiabilidade desta previsão. Para elaboração deste prognóstico, foi considerado o resultado da maioria dos modelos de previsão sazonal de precipitação e a evolução das condições oceânicas e atmosféricas observadas de agosto até meados de setembro de 2021. Para o trimestre OND/2021, as previsões indicam valores de temperatura do ar em torno a acima da faixa normal climatológica na porção norte e próximos à média no centro-sul da Região Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>