Apac emite alerta para chuvas fortes no Sertão e Agreste; Temperatura pode chegar a 17º C

8615174_x216

Um alerta de chuvas para Sertão e Agreste de Pernambuco foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O aviso, que indica precipitação com intensidade de moderada a forte, vale até o fim desta sexta-feira (20), a princípio.

Os termômetros podem chegar aos 17º C de mínima no Agreste e aos 18º C no Sertão. Na Região Metropolitana, a mínima deve ser de 22º C.

Segundo a agência, as condições do tempo para o Sertão e Agreste ficaram instáveis por causa da influência de um resquício do sistema frontal que atua sobre algumas áreas do Estado.

O aviso meteorológico indica risco maior sobre pontos do Sertão desde a quinta-feira (19) e deslocamento para o Agreste a partir desta sexta.

Moradores devem acionar a Defesa Civil em caso de emergências.

Confira a previsão do tempo para Pernambuco para esta sexta:

Região Metropolitana do Recife

Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite

Temperatura Máxima: 31° C

Temperatura Mínima: 22° C

Mata Norte

Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.

Temperatura Máxima: 31° C

Temperatura Mínima: 21° C

Mata Sul

Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Temperatura Máxima: 32° C

Temperatura Mínima: 22° C

Ipespe: Lula fica estável com 44%; Bolsonaro tem 32% e Ciro com 8%

EXAME

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida presidencial, com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, é o segundo, com 32%. Os percentuais foram os mesmos registrados na rodada anterior, divulgada na semana passada.

Assim como Lula e Bolsonaro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também ficou estável, com 8% das intenções de voto. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) oscilou positivamente de 3% para 4%.

O deputado federal André Janones (Avante) registrou os mesmos 2% do levantamento anterior, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 1% para 2%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, esses pré-candidatos estão tecnicamente empatados.

Fonte: Uol Notícias

Casos suspeitos de arboviroses em Pernambuco sobem 15% em uma semana

Boletim de arboviroses em Pernambuco divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mostra que houve aumento de 15% na notificação de casos suspeitos. O recorte considera as semanas epidemiológicas 17 e 18, encerradas em 30 de abril e 7 de maio, respectivamente.

O Estado encerrou a semana 17 com 27.728 casos suspeitos, sendo 9.986 de chikugunya, 16.620 de dengue e 1.122 de zika. Já na semana 18, o total subiu para 31.896.

Em relação à dengue, foram notificados 19.341 casos prováveis, dos quais 1.411 foram confirmados e 5.116, descartados. De acordo com a SES-PE, 173 cidades notificaram as ocorrências. No mesmo período de 2021, foram notificados 14.157 casos suspeitos – o aumento, portanto, é de 36,6%.

Já os casos relatados de chikungunya subiram para 11.682 - 2.136 foram confirmados e 1.917, descartados. Um total de 138 municípios enviaram registros à SES-PE. O aumento em relação a 2021 é de 67,2%, pois ano passado foram notificados 6.987 casos suspeitos no período.

Fonte: Folha de Pernambuco

Anchieta Patriota anuncia atrações da festa dos namorados em Carnaíba

ANCHIETA FESTA

Finalmente voltamos às festas presenciais, com a tradicional Festa dos Namorados! Nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Pátio Milton Pierri atrações como Henry Freitas, Gil Mendes e Maciel Melo.

O anúncio foi feito nesta manhã, em live ao vivo, pelo prefeito Anchieta Patriota e pela diretora de Cultura Margarida Lira.

Confira a programação:

10/05 – Encanto de Mulher / atração a ser anunciada pelo Governo do Estado

11/05 – Gil Mendes/ Genailson do Acordeon

12/05 – Henry Freitas / Maciel Mel.

Câmara de Vereadores de Afogados realiza 14ª sessão ordinária

Nã manhã desta 3ª feira (17) aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira com vários temas em discussão e uso da Tribuna Popular.

Foi enviado pelo Poder Executivo Projeto de Lei 05/2022 que autoriza aumento dos servidores da AEDAI e ainda o Projeto de Lei 06/2022 para adequar plano de cargos e carreira dos servidores da instituição.

Continua em tramitação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que altera na casa alguns artigos como:

Cada vereador poderá apresentar apenas 01 requerimento verbal e em qualquer momento da reunião.

Os líderes de bancadas terão mais 05 minutos além do tempo já estabelecido pelo regimento.

Na Tribuna Popular, os participantes terão que informar um dia antes de sua inscrição, sendo no máximo 03 pessoas inscritas.

O Presidente da casa, Rubinho do São João apresentou Projeto de Lei criando o Dia do Evangélico a ser comemorado no 2º sábado de novembro. O Projeto está em tramitação na Câmara.

Ainda durante a sessão, foi apresentado o Projeto de Lei dos vereadores: Raimundo Lima, Cícero Miguel, César Tenório, Vicentinho e Reinaldo Lima, dando título de cidadão ao radialista Antônio Manoel Soares “Toninho Soares”.

De autoria do vereador César Tenório, foi apresentado Projeto de lei que concede título de cidadã a Mônica da Silva Marques.

O vereador Douglas Eletricista apresentou requerimento solicitando o recuo da calçada da rua Henrique Dias com a Praça de Alimentação.

Os vereadores Douglas Eletricista, Rubinho do São João e César Tenório solicitando ao Poder Executivo a padronização da frente da Câmara de Vereadores com a colocação de toldo, local para estacionar destinado aos funcionários da casa e melhor acomodação dos mototaxistas que ficam em frente ao prédio.

De autoria do Presidente Rubinho do São João, foi solicitado a construção do calçamento do pátio da igreja do sítio Lajedo.

Na Tribuna Popular estiveram fazendo uso da palavra Reginaldo Remígio, Leydjane Lima e Talita Amaral fazendo defesa da técnica de enfermagem Aldenice do Mandacaru envolvida no caso das vacinas aplicadas de forma errada em crianças em Afogados.

Cobraram uma auditoria mais aprofundada por parte da prefeitura e que todos os envolvidos sejam punidos pelo incidente.

Frente fria deve chegar a Pernambuco e reduzir temperaturas

20220517091515738493o

A frente fria que atinge várias regiões do país, pode atingir Pernambuco a partir desta sexta-feira (20), segundo anúncio da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC). A previsão indica que o sistema meteorológico trará instabilidade na região, aumentando a nebulosidade, causando chuvas e diminuindo 5ºc na marcação dos termômetros. O fenômeno diminui a radiação solar, que por consequência a diminui a temperatura da superfície terrestre na região. O Agreste, o Sertão, as Zonas da Mata e a Região Metropolitana vão sentir os efeitos do fenômeno.

“A massa de ar polar que está causando um frio intenso na região sul e sudeste do Brasil deve avançar na região central do País, diminuindo as temperaturas nas regiões Centro-oeste e também no sul da região Nordeste. Aqui em Pernambuco, ela não chega com característica de massa de ar polar. O frio que vem na borda dessa massa causa instabilidade aqui na região, aumentando a nebulosidade e causando chuvas a partir de sexta-feira na região do Sertão, Agreste. Aqui na Região Metropolitana, as previsões indicam que a partir do domingo haverá precipitações e aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas”, explica a meteorologista da APAC, Aparecida Fernandes.

De acordo com a meteorologista, o aumento da nebulosidade diminui a radiação solar e diminui a temperatura da superfície. “A diminuição das temperaturas no Agreste deve ser em torno de 5ºc graus, ou seja, onde hoje está 31ºc deve ficar em torno de 25ºc. Esse é um valor médio, podendo algumas áreas ficar menor ou maior. Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, as temperaturas também devem ter uma redução, principalmente durante o dia devido a precipitação que deve ocorrer nesse período”.

A representante da Apac ressaltou a importância do acompanhamento da previsão da temperatura no site e no Instagram da Apac. “Esse sistema meteorológico pode ter um avanço mais rápido e chegar antes do final da semana”.

Fonte: Diário de Pernambuco

Pesquisa eleitoral Ipespe mostra que Bolsonaro não consegue diminuir distância para Lula

1_bolsonaro-20982071

A segunda rodada de maio da pesquisa eleitoral Ipespe mostra um cenário de estabilidade geral na corrida pela Presidência da República. Após um momento de crescimento, Jair Bolsonaro (PL) não consegue diminuir a distância para Lula (PT), que segue liderando.

Na nova rodada, Lula se mantém com 44% de intenção de voto no primeiro turno. Jair Bolsonaro apresentou oscilação positiva de 1%, dentro da margem de erro, chegando a 32%. Ciro Gomes (PDT) se manteve com 8% e João Doria (PSDB) com 3%.

O levantamento sobre um eventual segundo turno disputado entre Lula e Jair Bolsonaro também indica estabilidade: a diferença que era de 20 pontos percentuais no início de maio oscilou um ponto percentual, chegando a 19 pontos. Confira todos os cenários:

  • Lula (PT) 54% x 35% Jair Bolsonaro (PL)
  • Lula (PT) 52% x 25% Ciro Gomes (PDT)
  • Lula (PT) 55% x 20% João Doria (PSDB)
  • Ciro Gomes (PDT) 43% x 40% Jair Bolsonaro (PL)
  • Jair Bolsonaro (PL) 40% x 38% João Doria (PSDB)

A segunda rodada de maio da pesquisa eleitoral Ipespe realizou 1.000 entrevistas, entre os dias 09 a 11, com amostra representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País.

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. 

Fonte: JC Online

Prefeito Sandrinho comemora 1º lugar de Afogados em qualidade do transporte escolar do Pajeú.

SandrinhoPalmeira

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, comemorou os resultados da auditoria e fiscalização do Tribunal de Contas sobre o transporte escolar ofertado pelos municípios pernambucanos. A Prefeitura de Afogados da Ingazeira ficou em primeiro lugar na qualidade do serviço no Sertão do Pajeú. E em sexta colocação, no ranking de todo o Estado.

Os auditores e fiscais do Tribunal avaliaram itens de segurança como qualidade dos pneus, cintos de segurança, condições dos extintores, tacógrafos, habilitações regulares e cursos específicos realizados pelos condutores dos veículos. A ação de fiscalização é fruto do projeto “transportando o nosso futuro”, realizado pelo TCE, em parceria com cinco municípios – Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Buíque, Pombos e Gravatá – que promoveram ações de capacitação com seus condutores e receberam orientações dos técnicos do tribunal, entre março e novembro de 2021.

“Fiquei muito feliz com o resultado, que é um esforço de nossa gestão de, não só atender às normas técnicas desse importante órgão de fiscalização que é o TCE, mas sobretudo de garantir aos nossos alunos um transporte escolar gratuito e de qualidade,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira, que desde o início de sua gestão tem investido para melhorar  a qualidade da educação pública de Afogados, valorizando os profissionais da educação, com o pagamento do piso salarial, o rateio do FUNDEB, obras de melhorias na infraestrutura das Escolas, com reformas e ampliações, merenda e transporte de qualidade, atestados pelo Tribunal de Contas, com avaliações bastante positivas.

“Vamos continuar trabalhando para implementar ainda mais conquistas para a educação de nossas crianças e adolescentes,” finalizou Sandrinho.

Inflação fica em 1,06% em abril, maior para o mês desde 1996

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de abril com alta de 1,06%. Em março, o avanço foi de 1,62%. As informações foram divulgadas na manhã nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam uma alta entre 0,83% e 1,24%, com mediana positiva de 1,00%. Apesar de ter desacelerado com relação a março, a inflação de abril de 2022 é a maior para o mês desde 1996.

De acordo com o IBGE, a taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 4,29%. O resultado acumulado em 12 meses foi de 12,13%, dentro das projeções dos analistas, que iam de 11,60% a 12,33%, com mediana de 12,06%.

Grupos pesquisados

De acordo com o IBGE, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em abril. Alimentação e bebidas tiveram a maior variação (2,06%) e o maior impacto (0,43 p.p.). Na sequência, estão os Transportes (1,91% e 0,42 p.p. de impacto).

Os dois grupos contribuíram com cerca de 80% do IPCA de abril. Houve ainda aceleração em Saúde e cuidados pessoais (1,77%) e Artigos de residência (1,53%). Vestuário ficou em 1,26% e Educação, 0,06%. O único grupo que registrou queda foi o de

Habitação (-1,14%).

Segundo o IBGE, o resultado do grupo de Alimentação e bebidas foi influenciado pela alta nos preços dos alimentos para consumo no domicílio (2,59%). Dentro do grupo, a maior contribuição foi do leite longa vida, cujos preços subiram 10,31% em abril.

Por Ana Maria Miranda

Genial/Quaest aponta Lula com 46% e possibilidade de vitória no 1º turno

LULA E BOLSO

Pesquisa da Quaest Consultoria divulgada hoje e contratada pela Genial Investimentos aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência no primeiro turno, com 46%, no cenário em que há mais candidatos na pesquisa estimulada — quando uma lista com os nomes dos pré-candidatos é apresentada ao entrevistado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 29%.

Com 46%, Lula possui mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (44%) e, por isso, há a possibilidade de vitória em primeiro turno. No entanto, por conta da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa aponta a chance de a disputa ir para o segundo turno.

Fonte: Uol Notícias

Governo de Pernambuco anuncia R$ 222,5 milhões para as redes municipais de Saúde

thumbnail_Amupe 2

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (10), o repasse de R$ 222,5 milhões às redes municipais de saúde das 184 cidades de Pernambuco, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. O anúncio foi feito durante reunião com a diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife.

O repasse, segundo o Governo do Estado, será feito em duas fases, com os municípios divididos pela quantidade de habitantes. Inicialmente, de acordo com o cronograma, serão contempladas 178 cidades com população abaixo de 200 mil habitantes, que, de maio a setembro, receberão ao todo R$ 130,2 milhões. 

Na segunda fase, os sete municípios com população acima de 200 mil habitantes - Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru, Petrolina e Cabo de Santo Agostinho – receberão R$ 92,3 milhões, entre outubro e dezembro.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, esclareceu que cada prefeitura já teve os valores a receber levantados e serão informadas sobre os procedimentos até a próxima sexta-feira (13). Os municípios terão 10 dias para aderir à proposta.

Lula age para minar candidatura de Ciro ao Planalto

AAWSLjL

O comando da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto aumentou a pressão para que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) desista da disputa. Nos últimos dias, o próprio Lula entrou nas articulações, com o objetivo de atrair o PDT para a aliança em torno de sua candidatura. Pesquisas de intenção de voto indicam que, se Ciro sair do páreo, a maioria de seus eleitores deve migrar para Lula.

A cúpula do PT tem oferecido apoio a mais candidatos do PDT nos Estados, dispondo-se até mesmo a desfazer acertos firmados anteriormente. Na lista das ofertas estão o Rio de Janeiro – onde a Executiva petista já aprovou a aliança com o deputado Marcelo Freixo (PSB) ao governo –, o Ceará e o Maranhão.

Oficialmente, o PT não admite que possa rifar Freixo. O argumento é o de que Lula – hoje em primeiro lugar nas pesquisas, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) – terá dois palanques no Rio, assim como no Maranhão, por exemplo. Mas, nos bastidores, o PT pode apoiar o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) ao governo fluminense, caso uma eventual desistência de Ciro entre no acordo.

No Ceará, o PT também deflagrou uma estratégia para encurralar Ciro, que construiu ali sua trajetória política. Desde que o petista Camilo Santana renunciou ao governo para concorrer ao Senado, o PT e o PDT – parceiros no Estado desde 2006 – têm trocado farpas. Agora, o partido de Lula pretende apoiar a campanha à reeleição da governadora Izolda Cela contra o grupo de Ciro, que defende o nome do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Claudio. Ex-petista, Izolda também integra as fileiras do PDT, mas sofre resistências.

No Maranhão, embora o PT apoie o governador Carlos Brandão (PSB), há negociações em curso com o senador Weverton Rocha (MA), o pré-candidato do PDT que chama Lula de “meu amigo”.

Em cerimônia que serviu como despedida de Camilo do governo do Ceará, no mês passado, Ciro ouviu gritos pró-Lula ao discursar, no município de Barbalha (CE). Irônico, ele sorriu, fazendo gestos com a mão que simbolizavam “roubo”.

Um mês depois, no último dia 2, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse, numa reunião virtual com petistas, que o PDT deve abandonar Ciro para aderir à campanha de Lula, ainda neste primeiro turno. Era o que faltava para o caldo entornar ainda mais.

Fonte: O Estadão

Praça Anchieta Santos será inaugurada em Carnaíba

download

O prefeito Anchieta Patriota (PSB) vai inaugurar próximo dia 17 de maio a partir das 7h da noite a Praça Radialista Anchieta Santos, construída na Vila São Geraldo, que fica as margens da rodovia PE-320.

Uma homenagem mais do que justa por tudo que o locutor representou por ser carnaibano, pelos serviços prestados, e se destacava com sua voz e seu talento, em defesa dos menos favorecidos.

A praça deu mais visibilidade e comodidade aos moradores da localidade, que estão satisfeitos com obra e agradecem ao socialista por mais esta ação realizada no bairro.

Por Ivonaldo Filho

Bolsonaro pode ser primeiro presidente a deixar o salário mínimo valendo menos dede Plano Real

DIN DIN

Cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, publicados pelo O Globo desta segunda (9), indicam que o poder de compra do salário mínimo deve encolher 1,7% em 2022. Isso deve tornar Jair Bolsonaro (PL) o primeiro presidente, desde o Plano Real, a deixar o salário mínimo valendo menos.

De acordo com o jornal, as previsões de inflação para este ano estão sendo reajustadas para cima há 16 semanas seguidas. Dessa forma, se descontando a inflação, o piso salarial cai de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37 dezembro de 2018 e dezembro de 2022.

O jornal aponta dois fatores como responsáveis pelo cenário de redução, sendo um deles os reajustes abaixo da inflação adotados desde 2020. Isso ocorre pelo ajuste fiscal. Outro fator é a própria aceleração da inflação.

Por Augusto Tenório

Diesel sobe 8,87% a partir desta terça (10), primeiro reajuste do novo presidente da Petrobras

DIESEL 2

A partir desta terça-feira (10), o preço médio de venda de diesel da Petrobras terá reajuste de 8,87% para as distribuidoras, informou a empresa na manhã desta segunda-feira (9). Esse é o terceiro aumento do ano e o primeiro do atual presidente da estatal, José Mauro Ferreira Coelho, que tomou posse em 14 de abril. Os preço da gasolina e do gás de botijão não terão alteração.

O litro do diesel passará de R$ 4,51 para R$ 4,91. Com isso, o combustível acumula alta no preço de 47% desde janeiro. O último aumento foi no dia 11 de março, quando o litro do combustível passou de R$ 3,61 para R$ 4,51.

“Com esse movimento, a Petrobras segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado”, disse a estatal em nota.

Agência o Globo

Anchieta Patriota entrega abastecimento d’água, calçamento e máquinas agrícolas no Antonico

ANCHIETA PATRIOTA ANTONICO

Moradores do Sítio Antonico, localizado na região do Distrito de Ibitiranga, na zona rural de Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú, receberam um pacote de ações por parte da Prefeitura, nesta sexta-feira (06/04).

Acompanhado de secretários, diretores, vereadores, e lideranças políticas e comunitárias, o prefeito do município, Anchieta Patriota (PSB), entregou obras hídricas, de calçamento, e máquinas agrícolas.

A atividade ocorreu em frente à capela de Nossa Senhora das Dores, onde foram inaugurados oficialmente cerca de 900 metros de pavimentação em paralelepípedo, executados na frente e nas laterais do espaço católico – dedicado à Padroeira do Sítio Antonico.

O prefeito, Anchieta Patriota, falou da importância da obra e, em seguida, entregou dois sistemas de abastecimento, que beneficiarão 30 famílias com água nas torneiras; além de um trator de pneu e uma ensiladeira à associação local, para o fortalecimento da agricultura familiar.

“A Prefeitura de Carnaíba segue cumprindo seu papel: trabalhando para melhorar ainda mais a vida da nossa gente, principalmente das famílias que residem na zona rural”, frisou o gestor.

As obras hídricas e de calçamento foram realizadas com recursos próprios. Ainda pela Prefeitura foi adquirido o trator de pneu, enquanto a ensiladeira foi conseguida pelo deputado federal, Danilo Cabral (PSB).

Falando em nome da comunidade, a educadora, Maria Aparecida, popularmente conhecida como Cidinha de Ibitiranga, comemorou o pacote de ações e ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em toda a região pela gestão Anchieta Patriota.

Também presentes, fizeram o uso da palavra: José Cordeiro (Zé de Coca), da associação do Sítio Antonico; a educadora, Vilmar Amador; os secretários municipais de agricultura, Anchieta Alves, de infraestrutura e serviços públicos, Tiago Arruda; o vice-prefeito do município, Júnior de Mocinha (PSB), e os vereadores, José Ivan (PSB), e Cícero Batista (PSB) – esse último é o presidente da Câmara Municipal.

Ainda prestigiaram a atividade: a presidente da associação do Sítio Antonico, Josicleide Cordeiro; os vereadores, Alex Mendes (vice-presidente do Poder Legislativo) (PSB), José Jesus (Calango), Antônio Venâncio (PSB), e Izaquelle Ribeiro (PT); assim como os secretários municipais de administração, Jonas Rodrigues; de governo, Everaldo Patriota; e de finanças, Vilberto Malaquias; além de lideranças comunitárias e políticas, como o ex-vice-prefeito, Jeovane Adriano, e um bom número de famílias da localidade e região.

Por Aryel Aquino

Pesquisa eleitoral XP/Ipespe indica cenário mais confortável para Lula

LULA E BOZO

pesquisa eleitoral XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra Lula (PT) com vantagem de 13 pontos percentuais com relação a Jair Bolsonaro (PL), que vem apresentando melhoras nos recentes levantamentos sobre a corrida pela Presidência da República.

Trata-se de um cenário mais confortável para o petista, que no levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta semana apareceu com somente cinco pontos percentuais no primeiro turno.

Os números desta pesquisa mostram estabilidade dos dois pré-candidatos: Lula caiu um ponto percentual, dentro da margem de erro, ficando com 44% de intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro se manteve com 31%, mesmo número do último levantamento.

Também permaneceram estáveis: Ciro Gomes, do PDT (8%); João Doria, do PSDB (3%); e André Janones, do Avante (2%). Simone Tebet (MDB) oscilou de 2% para 1% e Felipe D’Ávila (Novo) teve 1%.

A pesquisa realizou mil entrevistas entre os dias 2 e 4 de maio. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. 

Por Augusto Tenório

Carro de Lula escapa de cerco de bolsonaristas em Campinas

carro-de-lula-escapa-de-cerco-de-bolsonaristas-em-campinas-veja-video

O carro em que estava o ex-presidente Lula foi cercado por bolsonaristas, na tarde desta quinta-feira (5), na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Usando camisetas da seleção brasileira de futebol e segurando bandeiras do Brasil, o grupo xingou o petista enquanto o veículo em que ele estava tentava passar.

A manifestação ocorreu em frente a um condomínio onde Lula esteve no local para um almoço. O incidente ocorreu no momento em que ele deixava o local.

Questionada se existem planos de aumentar a segurança do petista durante este ano eleitoral, a assessoria de imprensa de Lula afirmou que não comenta questão de segurança, mas disse que ela já está adequada.

Afirmou também que o ex-presidente cumpriu toda a sua agenda programada e que no fim desta quinta compareceu a um ato com milhares de pessoas na Unicamp.

Segundo a assessoria de Lula, ninguém se feriu e nada foi quebrado.

No vídeo é possível ver os manifestantes xingando também a equipe do ex-presidente que estava no local, inclusive com ofensas dirigidas aos seguranças do líder do PT —um deles segurava uma arma.

Nas imagens, o momento mais agitado ocorre quando um dos seguranças de Lula retira uma faixa que estava pendurada em um carro estacionado. Na faixa estava escrito “Lula Lixo”. Alguns manifestantes perseguiram o segurança com xingamentos, o que elevou a tensão.

Fonte: Folhapress

Câmara aprova novo piso dos enfermeiros

1_brendaalcantara_foto_11-16985183

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto que estabelece o piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.

Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Apesar da aprovação do Piso salarial de R$ 4.750, para os enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375,00 para auxiliares de enfermagem e parteiras, a medida ainda esbarra em um problema que é a falta de recursos, ou aquilo que técnicos chamam de “dotação orçamentária”. Ao criarem uma despesa, os congressistas precisam dizer de onde o dinheiro vai ser tirado.

O colunista deste JC, Romoaldo de Souza, alertou que ao longo dos últimos meses, se formou uma sólida aliança contra o projeto, integrada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e as redes hospitalares privadas, que apontam inviabilidade da proposta.

Outra incerteza é quanto ao tamanho da despesa. O Ministério da Saúde informou que o impacto no orçamento pode chegar a R$ 23 bilhões este ano, e a R$ 25 bilhões a partir de 2023. Os cálculos da Câmara dos Deputados são mais modestos. Acredita-se no Parlamento que serão necessários em torno de R$ 16 bilhões por ano.

Os prefeitos alegam que o Congresso cria despesas para as prefeituras arcarem com a fatura, sem apontar alternativas dizendo de onde será tirado o dinheiro. Os hospitais privados afirmam que a pandemia reduziu a lucratividade do setor. Ou seja, pouca ou quase nenhuma boa vontade para aprovar a medida criando o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

Bolsonaro veta nova Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões para setor cultural

JAIR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a nova Lei Aldir Blanc, projeto que criaria uma política permanente para o setor cultural. Aprovada pelo Senado, em março — por 74 votos a favor e nenhum contrário —, a proposta previa o repasse anual de R$ 3 bilhões a estados e municípios durante cinco anos. Em despacho publicado nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União, Bolsonaro afirma que decidiu vetar integralmente o projeto de lei, “por contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade”.

A Lei Aldir Blanc 2 (ou nova Lei Aldir Blanc) aperfeiçoa outra legislação de mesmo nome que tratava das políticas para o setor durante a pandemia, mas expirou em 2021. Uma das diferenças agora seria o caráter permanente da medida. Representando o governo Bolsonaro, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou, à época da aprovação do projeto, que o Planalto ficou satisfeito com a redação final da proposta, que disse ser “uma política pública verdadeira para o setor da cultura”.

“Fico satisfeito com o projeto, o governo também”, disse, após a aprovação da lei pelo Senado.

Entre as razões para o veto, Bolsonaro afirma que o projeto de lei “retira a autonomia do Poder Executivo federal em relação à aplicação dos recursos”, além de “enfraquecer as regras de priorização, monitoramento, controle, eficiência, gestão e transparência elaboradas para auditar os recursos federais e a sua execução”.

Relator do projeto, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) frisou, após a aprovação da lei pelo Senado, que a cultura foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia e que o caráter permanente da medida era “uma providência indispensável e urgente”.

Outro veto à cultura

Bolsonaro já havia vetado, em abril, a Lei Paulo Gustavo, também de ajuda ao setor cultural, e que previa repasse de R$ 3,8 bilhões para estados e municípios garantirem ações emergenciais. Aprovado pela Câmara e pelo Senado, em março de 2022, por maioria absoluta dos parlamentares, o projeto de lei batizado em homenagem ao ator e humorista —que morreu há exatamente um ano, vítima da Covid-19 — voltará a ser apreciado pelo Congresso nesta quinta-feira (5).

Por meio de votação, prevista para acontecer a partir das 10h de quinta (5), deputados e senadores poderão derrubar o veto presidencial. Para que isso ocorra, é preciso haver maioria absoluta dos votos — 41 de senadores e 257 de deputados. Se os números não forem atingidos, o veto à Lei Paulo Gustavo será mantido.

Fonte: Agência O Globo

INSS começa pagar 13º a quem recebe mais de um salário mínimo

dinheiro-27-1024x640

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta quarta-feira (4) a antecipação do décimo terceiro a aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo e que têm dígitos finais do Número de Inscrição Social (NIS) 3 e 8.

A previsão é que, até sexta-feira (6), mais de 31 milhões de segurados recebam a primeira parcela. Confira o calendário de pagamento:

Quem ganha o salário mínimo

Final do NIS            Primeira parcela     Segunda parcela

1                                 25 de abril                  25 de maio
2                                 26 de abril                  26 de maio
3                                 27 de abril                  27 de maio
4                                 28 de abril                  30 de maio
5                                 29 de abril                  31 de maio
6                                 2 de maio                   1º de junho
7                                 3 de maio                    2 de junho
8                                 4 de maio                    3 de junho
9                                 5 de maio                    6 de junho
0                                 6 de maio                    7 de junho

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura e Detran promovem ações educativas no trânsito de Afogados

TRANSITO DE AFOGADOS

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com DETRAN-PE, promove nesta Quarta (04) e Quinta (05), ações educativas visando um trânsito mais seguro e saudável. As ações integram a programação do Maio Amarelo, mês de prevenção e segurança no trânsito.

A ação tem início às 8h, nesta quarta, com palestra educativa para 120 alunos da Escola Municipal Dom Mota, no auditório da FASP. Os jovens poderão participar de atividades junto a simuladores instalados no caminhão de treinamento do DETRAN. São simuladores de direção, de realidade virtual com simulação de acidentes, e simuladores de situações de trânsito em que o condutor tenha ingerido bebida alcóolica.

Na parte da tarde, às 14h, haverá blitz educativa direcionada para condutores de moto. Tanto particulares, quanto mototaxistas e moto-fretistas, que são os responsáveis pela atividade de delivery em diversos segmentos. A atividade será na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, onde, além das palestras, os condutores poderão participar de atividades nos simuladores. O Detran irá distribuir com os cem primeiros condutores, gratuitamente, 100 aparelhos corta-pipas, para serem instalados nas motos. A atividade se repetirá na quinta, pela manhã (08h), no mesmo local, com as mesmas atividades e distribuição de mais 100 corta-pipas para condutores de motos participantes.

Chuvas voltam a cair em Afogados e região do Pajeú

virada-do-tempo-chuva-frio-geada-centro-oeste-sudeste-sul-final-de-maio-2020

Voltou a chover na noite desta 2ª feira (02) na região do Pajeú depois um longo período de estiagem. A chuva voltou em boa hora, uma vez que muitas plantações já estavam sofrendo com a estiagem. Confira os números:

Afogados da Ingazeira: 17 mm

Carnaíba: 18 mm

Iguaracy: 02 mm

Ingazeira: 35 mm

Santa Terezinha: 15 mm

São José do Egito: 02 mm

Tuparetama: 30 mm

Triunfo: 03 mm

Serra Talhada: 03 mm

A previsão da meteorologia é de mais chuvas para esta 3ª feira em Afogados e outras áreas do Pajeú.