Carnaíba se destaca em empregabilidade de mulheres

vagas-de-emprego

Pernambuco está em primeiro lugar no Nordeste em contratações de mão de obra feminina. De janeiro a novembro do ano passado, o número de mulheres empregadas passou a representar 42,09% dos postos de trabalho com carteira assinada, segundo a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), com base no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em seguida, aparecem Ceará (41,2%) e Paraíba (39,6%).

Considerando os números absolutos, têm-se o registro de 54.503 homens admitidos em postos de trabalho no período analisado, ante 39.622 mulheres. Entre os 184 municípios, os que mais se destacaram está o município de Carnaíba.

Na avaliação da secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, a análise desses números permite constatar que Pernambuco está reduzindo a desigualdade entre homens e mulheres no trabalho, mas também reforça a importância da continuidade de investimentos em políticas públicas para seguir diminuindo esse abismo. “Gerar oportunidades para as mulheres, e oportunidades de qualidade, com carteira assinada, com todos os direitos trabalhistas garantidos, como se constatou nos dados do Caged, impacta não somente a elas, na questão da autoestima, mas também suas famílias, suas comunidades. É algo que dá seguridade social para que elas desenvolvam trajetórias produtivas”, afirma.

Com alta demanda, Governo de Pernambuco inaugura dois novos centros de testagem de covid-19

1_ds250920062-16660103

Com o aumento de casos e buscas por testes de covid-19, o Governo do Estado anunciou, neste domingo (23), que vai abrir mais dois centros de testagem. Um deles, no Parque Dona Lindu, em Boa viagem, terá a capacidade de realizar 500 exames por dia a partir desta segunda-feira (24). Até o fim de semana, a Secretaria de Saúde também pretende abrir um novo local de testagem no Centro de Convenções, em Olinda, em formato drive-thru e para pedestres.

O centro de testagem do Parque Dona Lindu funcionará por demanda espontânea, com uma equipe multiprofissional, envolvendo enfermeiros e técnicos de enfermagem, atendendo na bilheteria do Teatro Luiz Mendonça. O serviço vai funcionar de domingo a domingo, das 8h s 17h, apenas para pedestres – diferente do Cecon.

“A testagem, principalmente com a introdução da variante ômicron, fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos confirmados de Covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a disseminação do vírus. Os dois novos centros sob gesto estadual vão facilitar o acesso da população pernambucana testagem pelo SUS, de forma gratuita, ampliando nossa capacidade e reforçando a vigilância do novo coronavírus em nosso território”, ressalta o secretário estadual de Sade, André Longo, reforçando a predominância da nova variante.

O centro estadual de testagem para a Covid-19 do Cecon, em Olinda, dever ser inaugurado no fim do mês. Ele atenderá tanto a demanda de pedestres como a demanda de drive-thru, de domingo a domingo, das 8h s 17h, de forma espontânea, sem a necessidade da agendamento prévio.

Fonte: JC Online

Prefeitura de Carnaíba oferta atendimento ginecológico as mulheres

download (1)

Teve início neste sábado (22) o atendimento ginecológico com a Dra. Thicia Furtado, que passa a atender no município uma vez por mês. Diversas mulheres compareceram a UBS Carnaíba 2 com seus encaminhamentos. “Graças a Deus que essa médica chegou, fiz meu preventivo ano passado e precisei ser encaminhada, consegui logo a vaga”, disse Gleiciane Queiroz, do Sítio Tamboril.

O prefeito Anchieta Patriota esteve logo cedo na Unidade, para dar as boas-vindas a médica. “Apesar das dificuldades de recursos procuramos dar o melhor atendimento médico. A contratação de especialistas não é fácil, não temos muitos à disposição, mas finalmente deu certo e conseguimos trazer Dra. Thicia para qualificar ainda mais o atendimento à saúde da mulher”, afirmou.

Participaram do momento a secretária de Saúde, Alessandra Noé, a primeira-dama Cecília Patriota e a vereadora Izaquele Ribeiro, que foi uma das que lutaram e defenderam pela contratação. Num gesto simbólico, Izaquele levou rosas para as mulheres presentes. Também acompanharam o prefeito os vereadores Cícero Batista, Alex Mendes e Antônio Venâncio.

Amigo de Bolsonaro confirma ‘rachadinha’, segundo revista, mas nega após telefonema do presidente

1_50010736546_d0222e768b_o-20479342

O presidente Jair Bolsonaro telefonou para seu ex-assessor Waldyr Ferraz nesta quinta-feira (20) para lhe cobrar explicações sobre reportagem da revista Veja. No texto, divulgado na versão digital da publicação, o amigo do presidente citou o caso das supostas “rachadinhas” (desvio de salários de assessores) nos gabinetes parlamentares da família. Atribuiu a prática a Ana Valle, segunda ex-mulher de Bolsonaro. Ao Estadão/Broadcast, após a publicação da reportagem, revelou ter recebido a ligação do presidente, negou que tivesse testemunhado os crimes e disse ter certeza que a família Bolsonaro não sabia de nada.

Segundo a Veja, Jacaré, como Waldyr é conhecido, descreveu o suposto esquema que Ana operaria. Com poder para fazer uma cota de contratações dos gabinetes, ela recolhia documentos de algumas pessoas, abria contas bancárias e dava uma pequena quantia aos assessores. Muitas vezes, eles seriam fantasmas. Jair Bolsonaro, segundo essa versão, nada saberia do que acontecia. Só teria descoberto, de acordo com Waldyr, quando o Estadão revelou a investigação aberta, em dezembro de 2018, por causa do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Waldyr não participaria do esquema.

Ao Estadão/Broadcast, porém, depois de ter recebido o telefonema de Bolsonaro, Waldyr negou conhecer qualquer esquema nos gabinetes da família. “Tudo o que eu disse à jornalista da Veja eu li nos jornais, não é nada que eu tenha visto. Eu vivi lá dentro e nunca vi esses esquemas de ‘rachadinha’”, afirmou. Segundo ele, Bolsonaro estava irritado e disse que ele não deveria ter falado nada. “Comigo nunca aconteceu (‘rachadinha’) e tenho certeza que nem ele (Bolsonaro) e nem os filhos sabiam de nada. Nem sempre o que acontece nos gabinetes os deputados ou vereadores ficam sabendo”.

Federação Pernambucana adia jogo entre Santa Cruz e Afogados

mco_8526

A partida marcaria a volta da torcida coral ao Arruda. A carga de ingressos era de 3 mil, o número máximo permitido pelo Governo do Estado pra partidas de futebol nos três principais estádios de Pernambuco – Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda.

O Santa Cruz lançou nota oficial sobre o ocorrido. Confira na íntegra:

O Santa Cruz esclarece à torcida que foi informado pela Federação Pernambucana de Futebol a respeito do adiamento da partida contra o Afogados da Ingazeira, que seria realizada no próximo domingo, no Arruda.

O clube esclarece que todas as novas exigências feitas hoje, sexta-feira (21), pela Polícia Militar eram impossíveis de serem realizadas em tempo hábil.

Todavia, as medidas possíveis de adequação já foram iniciadas, visando a liberação do estádio José do Rego Maciel para a sequência da competição, que será submetido novamente à aprovação do órgão público competente.

Mediante isso, reiteramos que os sócios que já reservaram seus ingressos terão a presença confirmada na próxima data – a ser confirmada pela FPF -, assim como os torcedores que adquiriram o Combo Coral.

A mudança atrapalhou os planos do Afogados que realizou toda uma logística para esta partida. Com isso, a Coruja permanece na capital pernambucana fazendo treinos no CT do Retrô até amanhã meio-dia e no período da tarde retorna a Afogados da Ingazeira.

Coluna do Magno: Danilo praticamente confirmado para sucessão de Câmara, agora vem a escolha para o Senado

DANILOO

Praticamente confirmado Danilo Cabral candidato a governador pelo PSB, a Frente Popular abre, a partir de agora, a discussão da montagem do restante da chapa. Duelo que se apresenta tão complicado é o do Senado. Como Humberto Costa não conseguiu emplacar a cabeça de chapa, desejo também do governador Paulo Câmara, deve ao PT, naturalmente, a indicação do candidato.

Caberá, inclusive, ao próprio Humberto a indicação do nome. Deputado federal com atuação no Pajeú, Carlos Veras é o preferido do grupo do senador e dele próprio. Só que o PT corre risco de perder a vaga, caso o PSD, dirigido em nível nacional pelo ex-prefeito paulista Gilberto Kassab, apoie a candidatura de Lula de largada, logo no primeiro turno da jornada presidencial.

Kassab, entretanto, disse à revista Crusoé, que embora em alguns Estados o PSD já seja aliado do PT, acha muito difícil marchar junto com Lula no primeiro turno. Neste caso, cai por terra a pretensão do deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD, de ser ungido para a vaga de senador na chapa.

Também de olho o deputado Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP. Este, embora aliado de primeira hora do PSB no Estado, com maior bancada na Alepe, se fragiliza na medida em que o seu partido, em nível nacional, está fechado com a reeleição do presidente Bolsonaro. Seria uma raridade uma aliança estadual contrariar um projeto nacional no que tange a montagem de uma chapa.

Correndo por fora, no rabo da gata das pretensões, o deputado federal Sílvio Costa Filho, presidente estadual do Partido Republicanos. Além de contar com pouca representatividade no plano estadual, no nacional o partido está também alinhado com a reeleição de Bolsonaro. Um dos seus líderes, o ministro João Roma, deve ser candidato a governador na Bahia, abrindo palanque para Bolsonaro naquele Estado.

Lula sinaliza para aliança com o PSB em Pernambuco

lula-paulocamara

Em vias de oficializarem o destino dos partidos com vistas às eleições de outubro, as lideranças da Frente Popular começam a emitir sinais de que PSB e PT marcharão juntos, tanto no âmbito nacional, quanto no local. Principal liderança do PSB de Pernambuco, o governador Paulo Câmara afirmou que discussões sobre questões locais não deveriam ser óbice à unidade entre os dois partidos no âmbito nacional em busca de um projeto maior.

Ontem foi a vez do ex-presidente Lula, durante conversa com blogueiros progressistas, fazer um aceno ao PSB de Pernambuco ao reconhecer publicamente a prerrogativa dos socialistas em indicar o candidato a governador. Lula foi mais além ao elogiar o senador Humberto Costa e afirmar que ele é muito leal ao PSB e se o PSB decidir ter candidato a governador, Humberto estará fora do jogo.

Os acenos mútuos entre Lula e Paulo Câmara sinalizam para uma sinergia que deverá consolidar a aliança entre PT e PSB em Pernambuco, e aquele que tiver a benção do governador para ser o seu candidato prontamente terá o endosso de Lula e de Humberto. Evidentemente que a contrapartida é o apoio nacional do PSB ao projeto presidencial de Lula, e ao emitir este sinal, o ex-presidente faz um afago ao principal estado que detém o controle nacional do PSB.

Do Blog Edmar Lyra

Afogados registra 36 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quarta (19) foram notificados 36 casos novos para a COVID-19 em nosso município.

São 23 pacientes do sexo feminino, com idades de 18, 20, 22, 26, 33, 33, 33, 33, 35, 37, 38, 42, 43 44, 45, 48, 48, 54, 56, 67, 67, 69 e 70 anos. Dessas: 21 com 02 doses e 02 com dose única. São 13 pacientes do sexo masculino, com idades de 15, 17, 19, 21, 22, 26, 31, 36, 40, 54, 55, 57 e 58 anos. Desses: 11 com 02 doses e 02 com dose de reforço. Entre as mulheres: 02 estudantes (01 rede pública e 01 rede privada), 01 professora (rede pública), 06 agricultoras, 01 administradora, 01 auxiliar de escritório, 02 vendedoras, 01 comerciante, 02 donas de casa, 05 aposentadas, 01 tecnológa e 01 caixa. Já entre os homens: 02 estudantes (rede pública), 01 secretário municipal, 01 servidor público/Vice-prefeito, 01 empresário, 01 desempregado, 02 agricultores, 01 assistente, 01 contador, 01 professor (rede pública), 01 mecânico e 01 vendedor.

Hoje temos 01 novo caso em investigação (mulher, 24 anos) e 62 pacientes apresentaram resultados negativos para a COVID- 19.

Nesta quarta, 10 pacientes apresentaram alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 5.494 (96,40%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 131 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 28.956 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 77,71 % da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:

Leves: (5.526 casos), 96,96%;

Graves: (173 casos), 3,04%.

Danilo Cabral é o nome da vez no PSB

DANILO CABRAL

O governador Paulo Câmara ainda não anunciou o nome do seu escolhido para disputar sua sucessão, mas ao que parece o nome mais forte pode ser o do deputado federal Danilo Cabral. Vamos aos acontecimentos da última semana para compreendermos os sinais que figuras do PSB estão dando de que existe uma tendência para Danilo Cabral.

Semana passada, o colunista Lauro Jardim escreveu que o candidato do PSB já havia sido escolhido e que se tratava do ex-líder do partido na Câmara Federal, Danilo Cabral. O presidente estadual da legenda, Sileno Guedes disse que a informação não procedia.

No entanto no mesmo dia em que o nome de Danilo circulava na imprensa como o escolhido para disputar o cargo de governador, o prefeito João Campos fez questão de cumprir uma agenda nas ruas com o parlamentar. Ali já se acendia o sinal amarelo.

Agora, foi a vez do próprio presidente estadual do PSB, Sileno Guedes participar de uma reunião com o deputado e torná-la pública. A reunião foi com representante da assistência social. O parlamentar é um defensor do SUAS na Câmara Federal. Mas, não se vê tal movimentação, reuniões e publicações com outros nomes do partido que estão na imprensa.

Se para um bom entendedor meia palavra basta… BLOG DO SILVINHO

Paulo Câmara diz esperar que o Governo Federal dê atenção para o Nordeste

1_7r5a0154-20350594

Empossado como novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que espera que o Governo Federal passe a ter um olhar federativo e dê mais atenção para as demandas do Nordeste. O gestor criticou que a administração da pandemia é o maior exemplo da falta de consideração das demandas dos estados, nos últimos anos. Segundo ele, prevaleceu no âmbito federal “a insistência por negacionismo, por tratamentos ineficazes, que retardaram infelizmente o avanço da vacinação”.

“É evidentemente vamos esperar também por parte do governo federal, que dê atenção as demandas do Nordeste. Infelizmente, os últimos anos foram anos onde não se levou em consideração demandas apresentadas, a pandemia é o maior exemplo disso, onde prevaleceu no âmbito federal a insistência por negacionismo, por tratamentos ineficazes, retardaram infelizmente o avanço da vacinação que poderia ter começado antes, então a gente vai continuar a colaborar com o Brasil. Mas a gente espera também que haja consciência por parte do governo federal que é preciso ter um olhar federativo, onde estados e municípios podem contribuir muito mais para que a gente possa ter uma federação que funcione adequadamente no País”, defendeu.

Apesar das dificuldades, o administrador espera manter um diálogo com o Palácio do Planalto.

Fonte: Folha de Pernambuco

Caixa paga Auxílio Brasil e vale gás a partir desta terça-feira

download

O pagamento do Auxílio Gás e do Auxílio Brasil começa nesta terça-feira (18) em todo o país. O saque pode ser feito nas agências e em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, além de lotéricas e correspondentes bancários. O valor também pode ser usado para pagamento de compras e contas, por meio do aplicativo Caixa Tem.

Em 2022, o pagamento dos dois benefícios seguirá o mesmo calendário, que varia conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social). Nesta terça, recebem os beneficiários que possuem NIS com final 1. Os depósitos de janeiro seguirão até o dia 31. O pagamento do Auxílio Brasil, que tem valor mínimo de R$ 400, é mensal e o Auxílio Gás, no valor de R$ 52 por família, será pago a cada dois meses às famílias selecionadas.

Segundo o Ministério da Cidadania, 5,58 milhões de famílias receberão o auxílio para a compra do gás. Cerca de 108 mil famílias moradoras dos cem municípios da Bahia e Minas Gerais que decretaram estado de calamidade por causa das chuvas receberam o valor antecipadamente, em 27 de dezembro.

De acordo com o ministério, 3,06 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil em janeiro, que passa a totalizar 17,5 milhões de lares participantes. Em São Paulo, 482 mil famílias passam a receber o benefício a partir desta terça. O estado possui 2,1 milhões de famílias contempladas, diz a pasta.

COMO SACAR

Os valores do Auxilio Brasil e o vale-gás poderão ser sacados e movimentados online de maneira semelhante. Cartões e senhas utilizados para saque do Auxílio Brasil poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Gás, informou a Caixa.

Os saques com o cartão do programa podem ser feitos nos terminais de autoatendimento e em agências da Caixa, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui (empresas contratadas pela instituição financeira para prestar serviços bancários em seu nome). Nos dois últimos, além do cartão do benefício, é necessário apresentar documento de identificação.

Pernambuco recebe mais 60 mil vacinas para crianças de 5 a 11 anos

VACINA 60

Pernambuco recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), o segundo lote de vacinas da Pfizer/Comirnaty destinado às crianças com idades entre 5 e 11 anos. Desta vez, o Estado recebeu 60 mil doses da vacina que foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) por volta das 6h10, após aterrissarem no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 1h20. 

Os imunizantes serão checados e armazenados pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Durante a manhã desta terça, haverá encontro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da vacinação e, em seguida, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para pactuação entre Estado e os municípios para uso dessa nova leva de doses. 

Atualmente, já estão sendo beneficiados os meninos e meninas com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de down, o autismo e indígenas.