Mauro Vieira diz que ataque de chanceler israelense a Lula é inaceitável e mentiroso

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, respondeu na tarde desta terça-feira os ataques do chanceler israelense, Israel Katz, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou, entre outras expressões duras usadas, que são manifestações inaceitáveis e mentirosas. A reação de Vieira sobe o nível da crise diplomática entre os dois países. As declarações foram dadas no Rio de Janeiro, depois de atividades do G20.

Os atritos entre Brasil e Israel começaram no domingo, depois de o presidente brasileiro comparar as ações militares israelenses na Faixa de Gaza com o Holocausto. Nas horas e dias seguintes, houve reações diversas de autoridades brasileiras e israelenses. Mais cedo nesta terça, porém, Israel Katz fez uma publicação em português no X, antigo Twitter, citando Lula.

“Que vergonha. Sua comparação é promíscua, delirante. Vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros. Ainda não é tarde para aprender história e pedir desculpas. Até então, continuará sendo persona non grata em Israel!”, escreveu o ministro de Israel.

O ministro Israel Katz distorce posições do Brasil para tentar tirar proveito em política doméstica. Enquanto atacou o nosso país em público, no mesmo dia, na conversa privada com nosso embaixador em Tel-Aviv afirmou ter grande respeito pelos brasileiros e pelo Brasil, que definiu como a mais importante nação da América do Sul. Esse respeito não foi demonstrado nas suas manifestações públicas, pelo contrário”, afirmou o chanceler.

“Uma chancelaria dirigir-se dessa forma a um Chefe de Estado, de um país amigo, o Presidente Lula, é algo insólito e revoltante. Uma chancelaria recorrer sistematicamente à distorção de declarações e a mentiras é ofensivo e grave. É uma vergonhosa página da história da diplomacia de Israel, com recurso a linguagem chula e irresponsável”, afirmou Mauro Vieira.

“Estou seguro de que a atitude do governo Netanyahu e sua antidiplomacia não refletem o sentimento da sua população. O povo israelense não merece essa desonestidade, que não está à altura da história de luta e de coragem do povo judeu. Em mais de 50 anos de carreira, nunca vi algo assim”, declarou o ministro das Relações Exteriores.

Fonte: JC Online

Prefeitura de Carnaíba oferece curso básico de refrigeração

Estão abertas as inscrições para o curso Básico em Refrigeração, ministrado pelo Senai, que está com a carreta no município.

O curso terá 40 horas de duração, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas, a partir do dia 26 de fevereiro.

As inscrições custam apenas R$50,00 e podem ser feitas na Sala do Empreendedor, que fica no Polo Badu, das 7h30 às 13h.

O curso é voltado para pessoas que querem se qualificar profissionalmente ou abrir o próprio negócio na área de refrigeração.

Para se inscrever, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor e, quem tiver, o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

As vagas são limitadas, então não perca tempo e garanta a sua!

O curso de Refrigeração é mais uma iniciativa da Prefeitura de Carnaíba, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Senai e o Sebrae, para promover o desenvolvimento econômico e social do município, gerando emprego e renda para a população.

Chuva pode reduzir no Grande Recife e aumentar no Sertão

As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a madrugada desta sexta-feira (16) podem se estender até a manhã deste sábado (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas com menos intensidade.

“Em relação à previsão, ao longo de todo dia de hoje continuaremos com muita instabilidade. O aviso meteorológico deverá ser renovado para o sábado, quando essa chuva continua. só que menos intensidade. E no domingo ainda teremos condições de muitas nuvens e Chuvas isoladas”, disse a meteorologista do órgão Morgana Almeida, durante entrevista à Rádio Jornal. 

Segundo ela, a precipitação intensa ocorreu pela atuação da Zona de Convergência Intertropical no Nordeste. “Na madrugada a gente teve uma intensificação desse sistema e com isso foi possível que algumas estabilidades se formassem na faixa litorânea e conseguissem adentrar o continente”, explicou.

Municípios do Sertão de Pernambuco estão em situação de “perigo” de chuvas intensas, segundo classificação do Inmet. Isso significa que pode ocorrer precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Ainda, que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

MUNICÍPIOS EM ‘PERIGO’ EM PERNAMBUCO

  • Afrânio
  • Araripina
  • Belém do São Francisco
  • Bodocó
  • Cabrobó
  • Calumbi
  • Carnaubeira da Penha
  • Cedro
  • Dormentes
  • Exu
  • Floresta
  • Granito
  • Ipubi
  • Itacuruba
  • Lagoa Grande
  • Mirandiba
  • Moreilândia
  • Orocó
  • Ouricuri
  • Parnamirim
  • Petrolina
  • Salgueiro
  • Santa Cruz
  • Santa Cruz da Baixa Verde
  • Santa Filomena
  • Santa Maria da Boa Vista
  • São José do Belmonte
  • Serra Talhada
  • Serrita
  • Terra Nova
  • Trindade
  • Triunfo
  • Verdejante

 Fonte: JC Online

Muita chuva no Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil

As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical continuam atuando sobre a costa norte do Brasil e provocam chuva forte.

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece o acúmulo de umidade e a formação de muitas nuvens sobre parte do Sul e do Sudeste.

Uma frente fria se afasta do litoral do Rio De Janeiro nesta quinta-feira. Uma baixa pressão atmosférica se forma na costa fluminense e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo.

O ar muito quente úmido predomina sobre o país e mantém as condições para formação das grandes nuvens, que provocam pancadas de chuva típicas de verão.

1                    Previsão do tempo para o Brasil para 15/02/2024 -quinta-feira

2                   
Região Sul

O ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil, após a passagem de frente fria, e a temperatura segue agradável na região, com noite fresca e tarde relativamente quente, mas sem calor exagerado. A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera favorece o acúmulo de umidade sobre a maior parte da Região e muitas nuvens ainda crescem sobre os três estados.

No leste do Paraná,  no Vale do Itajaí,  no litoral norte de Santa Catarina e na Grande Florianópolis,  a quinta-feira será nublada, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.

Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o oeste de Santa Catarina, no oeste/sudoeste, centro e norte do Paraná e no norte/noroeste do Rio Grande do Sul.

No centro-sul do Paraná, na serra e nos planaltos norte e sul de Santa Catarina, no litoral sul catarinense e na serra gaúcha, o sol vai aparecer sempre entre muitas nuvens, mas não deve chover.

Na Grande Porto Alegre, no centro, sul, leste e sudoeste do Rio Grande do Sul,o sol vai aparecer na maior parte do dia, junto de algumas nuvens e não há previsão de chuva. 

3                   
Região Sudeste

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Rio de Janeiro. Mas a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera concentra ar úmido sobre a Região e muitas nuvens carregadas crescem em todos os estados. Uma baixa pressão atmosférica se forma na costa fluminense e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo

Apenas o extremo noroeste de Minas Gerais fica sem chuva nesta quinta-feira.

Dia de alerta para chuva prolongada, com forte intensidade em várias horas, que pode causar transtornos para a população, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no litoral paulista, no Vale do Paraíba (SP) e na Grande São Paulo. 

No norte e leste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, a quarta-feira será com muito calor e sol forte. Temperaturas próximas dos 40°C poderão ser observadas no norte mineiro. Vitória será uma das capitais mais quentes do país nesta quarta-feira

No restante do interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra, Grande Belo Horizonte, Grande Vitória e sul do Espírito Santo, a quinta-feira é com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser fortes, com um pouco de sol de vez em quando. 

No oeste, centro e leste de Minas Gerais e no centro-norte capixaba, o sol ainda predomina de manhã e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.

4                   
Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste. Mas um ar seco influencia algumas áreas de Goiás e de Mato Grosso, diminuindo as condições para chuva.  

O sol aparece forte em quase todo o Centro-Oeste, mas há condições para pancadas de chuva e raios à tarde e à noite na maioria das áreas da Região. 

No sul e leste de Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.

Dia de sol e sem chuva no nordeste e leste de Mato Grosso e no norte de Goiás. 

5                   
Região Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Nordeste. 

Apenas o oeste da Bahia e o Vale do São Francisco passam o dia com predomínio de sol e sem chuva.

No Centro-leste e sul da Bahia, no Recôncavo, no litoral de Sergipe e de Alagoas, no norte do Piauí, litoral e norte do Ceará e no litoral norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia, mas há previsão de algumas pancadas de chuva passageiras.

Nas demais áreas do Nordeste, a quinta-feira será com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios que podem ocorrer a qualquer hora, Há risco de chuva moderada a forte. 

6                   
Região Norte

O ar quente e úmido que predomina na Região Norte e as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical, geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.

O sol predomina o dia todo apenas na região do Oiapoque (AP), na região de Boa Vista (RR) e no centro-sul do Tocantins

No centro, oeste e norte do Amazonas, no litoral sul do Amapá e litoral do Pará, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

No restante da Região Norte têm um dia com períodos com sol e várias pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte

7                   
Alertas meteorológicos para 15/02/2024 -quinta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo GrandeGoiâniaRecifeJoão PessoaNatalTeresina, São Luís, BelémMacapáManausPorto Velho e Rio Branco.

Aviso especial: perigo de temporais, de chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos, e rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral norte de São Paulo, no Grande Rio e quase todo o estado do Rio de Janeiro (exceto no norte/noroeste fluminense), Zona da Mata Mineira.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no noroeste e centro-norte do Paraná, pontal do Paranapanema/região de Presidente Prudente(SP), litoral sul paulista, Baixada Santista, Vale do Paraíba (SP), Mantiqueira (SP), norte/nordeste de SP, Sul de MG, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra (MG), norte/noroeste do Rio Janeiro, Grande Vitória e sul do Espírito Santo,sudeste de Goiás (região de Rio Verde/Itumbiara), sertão e agreste de Pernambuco, sul do Ceará, sertão do Piauí,  litoral sul do Amapá, sul de Roraima, Amazonas (exceto leste/nordeste do estado), Acre.

Por:Josélia Pegorim

Bolsonaro transferiu R$ 800 mil aos EUA, onde aguardaria tentativa de golpe, aponta PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) transferiu R$ 800 mil para um banco dos Estados Unidos antes de viajar ao país no final de dezembro de 2022. O objetivo da transferência, segundo investigação da Polícia Federal (PF), seria se manter em solo americano enquanto uma tentativa de golpe de Estado se desdobrava no Brasil.

Se necessário, o ex-presidente iria se instalar no exterior para se precaver de um inquérito pela conspiração de ruptura do Estado democrático de direito. As informações constam em um documento da PF obtido pela revista Veja nesta quarta-feira (14).

Quebra de sigilo bancário

A quebra de sigilo bancário do então presidente demonstra que, prestes a encerrar o mandato, Bolsonaro fez uma operação de câmbio de 800 mil reais em 27 de dezembro de 2022.

“Evidencia-se que o então presidente Jair Bolsonaro, ao final do mandato, transferiu para os Estados Unidos todos os seus bens e recursos financeiros, ilícitos e lícitos, com a finalidade de assegurar sua permanência do exterior, possivelmente, aguardando o desfecho da tentativa de Golpe de Estado que estava em andamento”, afirma o documento da PF.

A PF observa que os recursos financeiros podem ser “ilícitos e lícitos” por suspeitar que parte do montante transferido tenha sido acumulado com o “desvio de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras”.

A tentativa de entrada ilegal de joias recebidas em viagens oficiais pelo governo Bolsonaro foi revelada em março de 2023 pelo Estadão.

Fonte: JC Online

Solidão registra chuva de 107 mm

Voltou a chover forte em Afogados da Ingazeira e outras áreas da região do Pajeú na noite desta quarta-feira (14). Confira os números das chuvas:

Afogados: 52 mm

Brejinho: 21 mm

Carnaíba: 37 mm

Flores: 21 mm

Iguaracy: 16 mm

Ingazeira: 37 mm

Quixaba: 22 mm

Tabira: 100 mm

Solidão: 107 mm

Santa Terezinha: 37 mm

São José do Egito 19 mm

Itapetim: 32 mm

Tuparetama: 36 mm

Triunfo: 7 mm

Santa Cruz da Baixa Verde: 25 mm

Raquel Lyra teve a companhia de deputados de seis dos 12 partidos da Alepe nas andanças pelo interior

Mesmo em crise com a Alepe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) circulou pelo interior do estado durante o Carnaval 2024 acompanhada de vários deputados estaduais, incluindo de partidos de oposição. De acordo com as agendas oficiais divulgadas pelo governo, a tucana teve a companhia de oito parlamentares de seis partidos diferentes, do total de 12 legendas que integram o Legislativo estadual.

Os deputados que mais apareceram ao lado de Raquel nos eventos carnavalescos foram Antônio Moraes (PP), presente em Nazaré da Mata, no dia 12, e em Aliança, no dia 13, e João Paulo (PT), que esteve com a governadora em Bezerros, no dia 10, e também em Aliança, no dia 13.

“Aqui está a origem do maracatu rural, então é muito importante a presença da governadora para que a gente possa valorizar essa cultura genuinamente pernambucana”, registrou o deputado estadual Antônio Moraes durante visita a Aliança junto à governadora.

O Partido Progressista, da base aliada da governadora, foi o que mais somou parlamentares nas comitivas, com três deputados: o já citado Antônio Morais, Lula da Fonte e Henrique Queiroz Filho.

“O Governo do Estado tem se mostrado muito sensível às tradições, à cultura pernambucana, e vem investindo para fazer com que o nosso carnaval, com suas culturas, ritmos, tradições, se mantenha vivo”, disse Henrique Queiroz Filho, em Nazaré da Mata.

Fonte: Blog do Jamildo

Concurso da Polícia Militar de Pernambuco vai preencher 5.250 vagas, o dobro da promessa inicial

Diante do déficit histórico de profissionais da segurança pública e do aumento da violência, o governo de Pernambuco decidiu dobrar o número de candidatos que serão convocados no concurso da Polícia Militar que está em andamento. Nesta quarta-feira (7), foi publicado um aditivo ampliando a quantidade de vagas de 2.550 para 5.250. 

De acordo com o governo estadual, serão abertas 2.400 vagas a mais para soldados, ou seja, o dobro da previsão inicial, e 150 para 2º tenente.

“A decisão de abrir novas vagas para o concurso da Polícia Militar dá seguimento à reestruturação das forças de segurança do Estado, iniciada no ano passado, e vai fortalecer o trabalho de policiamento nas ruas de todo Estado, somando a uma série de iniciativas que vêm sendo tomadas desde o início do nosso Governo”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Atualmente, o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco é de cerca de 16 mil profissionais na ativa. O ideal, no entanto, seriam ao menos 27 mil. Isso significa que, mesmo com a ampliação do número de vagas, o déficit permanecerá na corporação. 

O reforço é mais que necessário. Basta observar os números da violência no primeiro mês de 2024 em Pernambuco. De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 359 mortes violentas letais intencionais foram registradas em janeiro. Houve um aumento de 24,22% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 289 assassinatos foram somados.

Esse foi o mês com maior número de mortes violentas desde o início do governo Raquel Lyra. Além disso, foi o pior resultado desde março de 2020, quando 363 pessoas foram assassinadas.

Fonte: JC Online

Anchieta Patriota assina ordens de serviços para construção de quadras e piscinas em escolas rurais

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, assinou na última terça-feira (06) mais duas ordens de serviços para a construção de quadras poliesportivas e piscinas em escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas na zona rural do município. As escolas beneficiadas são a Martiniano Martins, em Lagoa do Caroá, e a Maria Estelita, na Gameleira.

O prefeito destacou que as melhorias nas escolas são um compromisso de sua gestão com a educação e o desenvolvimento do município. “Estamos investindo na infraestrutura das nossas escolas, para que os nossos alunos tenham mais conforto, segurança e oportunidades de praticar atividades físicas e recreativas”, afirmou.

O Sr. Zé de Emídio, que faz parte da Comissão dos Quilombolas, disse que as melhorias nas escolas são importantes para a valorização da sua comunidade. “Somos gratos ao prefeito por esses benefícios não somente para a escola, mas para a nossa comunidade. Como ele mesmo já disse aqui, não somente os alunos da sede têm direito, nossas crianças também merecem a piscina, também merecem a quadra para praticar esportes”, destacou. As obras nas escolas devem ser iniciadas em breve e concluídas até o final do ano.

As solenidades de assinatura das ordens de serviços contaram com a presença do vice-prefeito Júnior de Mocinha, do vereador e presidente da Câmara Alex Mendes, dos vereadores Cícero Batista e Izaquele Ribeiro, além dos secretários Everaldo Patriota (Administração), Lourdes Leite (Governo) e Anchieta Alves (Agricultura).

Na ocasião, também foram entregues 10 fogões ecológicos, sendo cinco para moradores de Lagoa do Caroá e cinco para a comunidade de Barreiro do Fabiano.

Pernambuco soma 359 assassinatos em janeiro de 2024; pior resultado desde março de 2020

Foto – Artur Borba

O primeiro mês de 2024 foi marcado pelo aumento da violência em Pernambuco. De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 359 mortes violentas letais intencionais foram registradas em janeiro. Houve um aumento de 24,22% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 289 assassinatos foram somados. 

Esse foi o mês com maior número de mortes violentas desde o início do governo Raquel Lyra. Além disso, foi o pior resultado desde março de 2020, quando 363 pessoas foram assassinadas. 

Ao observar os recortes de casos por região de Pernambuco, percebe-se que o resultado mais preocupante continua sendo na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ao todo, em janeiro deste ano, 198 mortes violentas intencionais foram somadas. O aumento foi de 73,68% em relação ao mesmo período de 2023, quando 114 casos foram contabilizados. 

Fonte: JC Online

Rede Estadual de Ensino de Pernambuco inicia o ano letivo nesta segunda-feira

Mais de 460 mil estudantes matriculados nas 1.058 escolas da Rede Estadual de Pernambuco retornam às salas de aula nesta segunda-feira (5). A governadora Raquel Lyra vai participar da abertura do ano letivo na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Adauto Carvalho, localizada no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

Na ocasião, a gestora irá entregar oficialmente a nova quadra da unidade de ensino, além dos anúncios relacionados ao Progama Estadua de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, e entrega de 170 títulos de propriedade pelo Programa Morar Bem.  

Para 2024, foram ofertadas 175.201 vagas para estudantes novatos, das quais 97.903 foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre de 2023. 

O ano letivo da rede pública estadual será marcado por atividades e ações que terão como prioridade o tema “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença“.

A temática, que se desdobrará ao longo dos quatro bimestres, foi selecionada porque 2024 marca o último ano da Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: JC online

Raquel Lyra diz que sofreu ‘violência política’ e repudia ataques de Álvaro Porto

Foto – Guga Matos

Após tomar conhecimento das críticas feitas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), em vazamento do microfone da mesa diretora do plenário, classificando o discurso da governadora como ‘merda’, Raquel Lyra (PSDB) repudiou a fala do parlamentar e disse ter sofrido ‘violência política’ em visita à Casa, nesta quinta-feira (1º), no retorno dos trabalhos após o recesso.

“Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou, porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz”, declarou Raquel Lyra a Rádio Transamérica.

A governadora enfatizou que o episódio desta quinta-feira só exemplifica as barreiras e as adversidades que as mulheres são obrigadas a superar num ambiente profissional e, principalmente, dentro da política. “Lamento porque isso não está à altura do que Pernambuco representa, um diálogo fora de propósito, mas que revela o que uma mulher sofre nos espaços de poder. Não baixo a cabeça pelas adversidades que se colocam, tudo que eu gostaria é que possamos ser respeitados pelos cargos que ocupamos e que a população possa nos julgar pelas ações do nosso governo”, finalizou Raquel Lyra.

Fonte: JC Online

Casos de dengue mais que duplicam em Pernambuco

O número de casos prováveis por dengue em Pernambuco, em janeiro de 2024, cresceu 57,5% em relação ao registrado no mesmo período em 2023. O dado, ainda parcial, está no boletim epidemiológico de arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que abrange notificações até o último dia 27 de janeiro. 

Segundo o balanço, o Estado totaliza 512 casos prováveis de dengue (confirmações + registros em investigações), com taxa de incidência de 5,7 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. Do total, 55 registros já tiveram confirmação de infecção pelo vírus da dengue. 

“Pernambuco está por duas semanas acima do limite máximo de notificações. Estamos entrando numa terceira semana já no limite. E até o fim dela, certamente o total ultrapassará mais uma vez. A tendência, então, é de aumento de casos de dengue no Estado”, avalia o diretor-geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra.

Ele informa que a secretaria está em processo de finalização de uma nota técnica com orientações para os municípios pernambucanos. “Eles poderão tomar decisões (para conter o avanço dos casos de dengue) com base no que está no Plano Estadual de Contingência das Arboviroses 2024.”

O plano foi lançado, ainda em novembro de 2023, com trabalhos que podem ser desencadeados e/ou intensificados para o enfrentamento das arboviroses nos municípios pernambucanos, a partir da análise do perfil epidemiológico no Estado e a organização da rede de atenção à saúde para atendimento desses casos.

Fonte: JC Online

Novo salário mínimo começará ser pago a partir do dia 1º de fevereiro

O novo salário mínimo nacional, de R$ 1.412, passa a ser pago a partir desta quinta-feira (1º), embora já estivesse valendo desde o primeiro dia de 2024. Isso ocorre porque o trabalhador recebe a quantia após um mês trabalhado. O novo valor corresponde a um aumento de quase 7% (R$ 92 a mais) em comparação aos R$ 1.320 válidos até dezembro de 2023.

Assim, quem recebe o salário mínimo (ou múltiplos dele) ou benefícios vinculados a esse valor — como o seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo — já recebe o total reajustado no contracheque de fevereiro.

Com o novo valor, é possível comprar quase duas cestas básicas, que hoje custam, em média, R$ 772,51 cada uma.

Fonte: G1