Cícero Batista anuncia pagamento da segunda parcela do 13º da Câmara de Carnaíba até 6ª feira

8391

Os servidores da Câmara de Vereadores de Carnaíba, vão receber, de forma antecipada, a segunda parcela do 13º salário até a próxima sexta-feira (03/12).

A informação foi repassada ao Blog do Aryel Aquino pelo presidente da Casa, Cícero Batista (PSB).

De acordo com o chefe do Poder Legislativo, a antecipação da segunda – que também é a última parcela do benefício – será possível realizar graças ao rigoroso planejamento financeiro adotado por sua gestão.

Desde que assumi o comando da mesa diretora, em janeiro deste ano, venho buscando sempre valorizar os nossos servidores, que prestam relevantes serviços à Câmara”, ressaltou Cícero Batista.

Se não fosse a medida tomada pelo presidente, por lei a Câmara teria ainda até o dia 20 de dezembro para honrar o compromisso da segunda parcela do 13º. A primeira, que deveria ser paga em 30 de novembro, também foi antecipada e depositada nas contas bancárias dos funcionários no dia 21 de junho passado.

Ainda em dezembro, será efetuado o pagamento dos vereadores e servidores referente ao mês.

Com isso, juntando o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro e os salários, em menos de um mês, a Câmara de Vereadores vai injetar na economia do município aproximadamente 150 mil reais.

A pandemia do novo coronavírus infelizmente gerou uma crise financeira no mundo inteiro, mas graças a Deus e ao nosso compromisso com o dinheiro público temos contribuído, de forma positiva, com a economia carnaibana”, salientou Cícero Batista.

Caged: Pernambuco é o segundo estado do Nordeste em geração de emprego formal; veja onde mais houve vagas

28750a3bf9bd1bf684a7c3ae37533f1f

Pernambuco fechou o mês de outubro com saldo positivo na geração de empregos formais. De acordo com dados revisados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o Estado foi o segundo do Nordeste em saldo positivo entre admissões e demissões, com um resultado de 11.152 postos. O Recife foi a capital que liderou os números positivos no Nordeste, com 4.451 postos de trabalho entre admissões (16.728) e demissões (12.277). 

Em todo o Estado, no mês de outubro de 2021, foram 44.388 admissões e 33.236 demissões. Pernambuco ficou atrás da Bahia nos dados revisados do Caged, já que o outro estado nordestino registrou um saldo de 12.462. 

No Recife, as áreas em destaque nas contratações foram serviços (2.798), comércio (1.094) e construção (285). Os profissionais mais requisitados, por exemplo, foram escriturários, trabalhadores de atendimento ao público, como caixas, trabalhadores de serviço, nas áreas de hotelaria e alimentação, vendedores e prestadores de serviços.

No acumulado do ano, Recife seguiu no azul, com saldo de 23.396 postos com carteira assinada. No Estado, a geração de vagas formais, de janeiro a outubro, foi de 81.507.

Os municípios que mais geraram empregos em outubro foram Recife (4.451), Olinda (1.001), Cabo de Santo Agostinho (775), Caruaru (767) e Ipojuca (596); dentre os setores, os destaques no Estado foram serviços (5.979), comércio (3.189) e indústria (1.749). 

Fonte: JC Online

Veja o calendário do ciclo de pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro

cef-01

A Caixa, responsável pelo pagamento das parcelas do programa Auxílio Brasil, já disponibilizou o calendário de pagamentos para o mês de dezembro. De acordo com a instituição, famílias que já recebiam o Bolsa Família e estão com os dados atualizados no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) não precisam fazer nenhum novo cadastro para receber os valores.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

O calendário de recebimento segue o padrão do antigo Bolsa Família, e usa o último dígito do NIS para definir a data do crédito. Confira abaixo a tabela atualizada:

NIS final 1 10 de dezembro
NIS final 2 13 de dezembro
NIS final 3 14 de dezembro
NIS final 4 15 de dezembro
NIS final 5 16 de dezembro
NIS final 6 17 de dezembro
NIS final 7 20 de dezembro
NIS final 8 21 de dezembro
NIS final 9 22 de dezembro
NIS final 0 23 de dezembro

A Caixa informa ainda que beneficiários que usam o aplicativo do Bolsa Família deverão atualizar o programa, que passará automaticamente para o Auxílio Brasil.

Anchieta Patriota anuncia fim do lixão em Carnaíba

thumb

Dando prosseguimento ao processo de instalação do aterro sanitário próprio, a Prefeitura de Carnaíba encerra as atividades do lixão municipal nesta próxima segunda-feira (06/12). A partir desta data nenhum lixo poderá mais ser depositado ali e não será mais permitida a ação de catadores no local. Os resíduos sólidos coletados na cidade, serão enviados para uma estação de transbordo, localizada em Triunfo e de lá será transportado para um dos três aterros da região. O terreno do antigo lixão será recuperado, de acordo com as normas ambientais.

Com a medida, a cidade se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos e garante maior preservação do meio ambiente no município. “Nós estamos cumprindo com o que prometemos, seguindo as determinações da legislação ambiental e também trazendo qualidade de vida ao nosso povo e respeito ao meio ambiente, sem deixar de amparar os trabalhadores que atuam e tiram o sustento separando aqueles materiais”, explicou o prefeito Anchieta Patriota.

O prefeito Anchieta Patriota já anunciou que os trabalhadores do local, que fazem parte da Associação de Catadores de Carnaíba e que vão ali diariamente fazer esse trabalho de separação de materiais recicláveis, serão remuneradas com um salário mínimo até o início das obras do aterro sanitário, quando então serão remanejados para a construção.

thumb (1)

Para o presidente da Associação dos Catadores, Damião Alves, 34, as condições de trabalho já melhoraram muito e a esperança agora é que melhore ainda mais. “A gente nunca teve isso não de ter roupa, bota, de se organizar, e agora com o aterro se é 100% vai pra 1000! Vai ser bom demais, temos fé em Deus que o prefeito disse que ia fazer e vai”, assegurou Damião.

Com o encerramento do lixão, a prefeitura aguarda agora a autorização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para dar início a obra do aterro sanitário. O projeto já foi concluído, sob a responsabilidade do engenheiro ambiental Leonardo Malta.

Enquanto isso, de acordo com a diretora de Meio Ambiente, Edna Andrade, será intensificada uma campanha de educação ambiental e coleta seletiva. “É fundamental a participação da população nesse processo, fazendo a separação em sua residência ou comércio, do lixo seco do lixo molhado. Essa simples atitude já facilita a ação dos catadores da sede”, assegurou.

Câmara de Vereadores de Afogados fecha calendário de sessões em 2021

0572b648-faeb-4ca4-9938-29e665b2da3c

Com a sessão desta manhã de 3ª feira (30) a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fechou o período legislativo 2021, totalizando 40, como manda o regimento interno da casa.

Os parlamentares aproveitaram a sessão de hoje para fazer uma prestação de contas deste primeiro ano de mandato e agradecer a sociedade afogadense a confiança depositada no trabalho do Poder Legislativo.

Também foram aprovados Projetos de Lei enviados pelo Poder Executivo que dispõem sobre o tratamento dos resíduos sólidos em Afogados, pagamento de auxílio no valor de 800 reais para os catadores do lixão e concede título de cidadão afogadense ao comerciante, Antônio Aderval Vicente das lojas Ana Maria Calçados.

7779650b-25b4-4066-b9a6-3cb0f83d09bc

O Assessor técnico do governo municipal, Elias Silva esteve na Câmara usando a Tribuna para fazer uma explanação sobre o tratamento que será dado ao lixo e a forma de monitoramento para evitar que novos pontos sejam espalhados pela cidade.

A partir deste dia 1º de dezembro Afogados deixará de depositar resíduos sólidos naquela área conhecida como lixão. O governo do estado vai destinar uma verba de 200 mil reais para que o espaço seja recuperado para instalação de um parque solar.

d18ff428-c275-46e2-9f17-bc532a186b0d

O anúncio do fim do lixão já havia sido feito pelo prefeito Sandrinho Palmeira há alguns dias atrás e agora o Projeto está saindo do papel.

Após ter cumprido o calendário de sessões neste ano de 2021, a Câmara retorna aos trabalhos no início do ano que vem.

Aprovação do governo Bolsonaro cai para 19%, segundo pesquisa Atlas

BOLSONARO

A desidratação da popularidade de Bolsonaro já aparecia nas sondagens anteriores, com queda na avaliação positiva do Governo de 36%, em agosto, para 32%, em setembro, para agora não chegar numericamente aos 30%. Já a alta da rejeição evolui de forma menos intensa, passando de 62%, em agosto, para 64% na consulta de setembro —e agora 65%. O levantamento atual ouviu dos 4.921 pessoas de forma on-line, via convites randomizados, entre os dias 23 e 26 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e índice de confiança é de 95%.

A primeira pesquisa de popularidade publicada após a conclusão da CPI da Pandemia no Senado —cujo relatório final pede o indiciamento de Bolsonaro por crime contra a humanidade, além de delitos como incitação e propagação da pandemia— aponta um enfraquecimento do núcleo de apoiadores fiéis do bolsonarismo que sempre serviu de flutuador para o Governo em meios às crises que pressagiavam naufrágios.

“Esse recorde de impopularidade deveria preocupar o presidente, porque sua aprovação caiu abaixo do que, por muito tempo, considerávamos um piso (30%)”, comenta o cientista político Andrei Roman, CEO do AtlasIntel. Ele destaca que o cenário aponta um fenômeno sustentado, “mais estrutural”, de queda de aprovação, ao lembrar que o presidente só havia despertado proporcional rejeição de forma temporária, quando o noticiário dava conta de escândalos políticos e de corrupção, como o esquema das rachadinhas (que consiste em contratar funcionários fantasmas pelos gabinetes e reter parte de seus salários) no qual sua família é investigada. “Também acontecia quando havia queda de ministros ou de nomes fortes do Governo, mas essa impopularidade agora se dá na ausência de qualquer crise desse tipo”, avalia Roman.

Afogados registra 01 caso de Covid-19 nas últimas 24 horas

COVID AFOGADOS

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quinta (25) foi notificado 01 caso novo para a COVID-19 em nosso município.

Trata-se de um paciente do sexo masculino, 26 anos, auxiliar administrativo, 2 doses.

Hoje não temos novos casos em investigação e 51 pessoas apresentaram resultado negativo para a COVID-19 em nosso município.

O município atingiu a marca de 5.421 (98,56%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 05 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 26.362 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 70,75 % da nossa população.

Eventos em Pernambuco poderão ter público de 7.500 pessoas; mesa de bares e restaurantes, 50

evento

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (25), o Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da segunda-feira (29), o público para eventos será ampliado de 5.000 para até 7.500 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. 

No segmento de bares e restaurantes, cada mesa poderá receber até 50 pessoas, em contraponto com a decisão anterior, que permitia 15. 

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, que anunciou a flexibilização, reforçou que, para a participação em eventos, é necessária a comprovação da imunização completa

“Os eventos passam a receber um público de até 7.500 pessoas, ou 50% da capacidade do espaço. Lembrando que continua sendo necessária a apresentação da comprovação do ciclo vacinal completo em locais acima de 300 pessoas. Bares e restaurantes poderão aumentar a capacidade das mesas para até 50 pessoas”, informou o gestor. 

Fonte: Folha de Pernambuco

Prefeito Anchieta e José Patriota entregam pavimentação no sítio Matinha

8609

A tarde deste domingo (21) foi de festa na região da Matinha.  Os moradores comemoravam a pavimentação do trecho de 1280 m², popularmente conhecido como ladeira de Messias (por ficar praticamente em frente a residência de Messias Gonçalves). O próprio agradeceu em nome de todos a obra mais que necessária “Principalmente no inverno, era difícil subir carro aqui. Mas fizemos o pedido e o prefeito atendeu, como tenho certeza que outras obras virão”, disse Messias.

O prefeito Anchieta Patriota contou que viu essa experiência de pedras rústicas e pó de brita em Triunfo. “Estamos aplicando aqui, pela primeira vez, sabemos da importância da Matinha principalmente como roteiro de turismo ecológico, precisamos facilitar os acessos, para que mais pessoas possam visitar as belezas naturais de Carnaíba”, afirmou.

O presidente da Amupe e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota esteve presente. “Está difícil acompanhar o ritmo de Anchieta que pegou o vício de inaugurar obra toda semana”, brincou, parabenizando o gestor e reafirmando a parceira entre as duas cidades desde que era prefeito.

O prefeito Anchieta Patriota e todos os presentes acompanharam também a partida de futebol do Fluminense da Matinha, que estava comemorando 64 anos de existência.  O presente do time foi a vitória de 4×0 em cima da equipe do Ibiapina, da Paraíba. A Prefeitura, através da Diretoria de Esportes deu todo apoio ao time, com uniforme completo e bola.

Marcaram presença nos eventos o vice-prefeito Júnior de Mocinha, os vereadores Cícero Batista e José Jesus (Calango), além dos secretários Tiago Arruda (Infraestrutura), Anchieta Alves (Agricultura) e Everaldo Patriota (Governo).

Prefeitura de Afogados vai injetar 12 milhões de reais na economia local com pagamento de 3 folhas

9c31a1f3-154c-4e83-8d3a-91ad398577eb

No espaço de um mês, de 23 de Novembro à 23 de Dezembro, a Prefeitura de Afogados vai injetar 12 milhões de Reais na economia do município, com o pagamento das folhas salariais dos servidores referentes aos meses de novembro, dezembro e com o pagamento do 13o. Salário.

O pagamento da folha de novembro começa na próxima terça, 23 de Novembro. O décimo terceiro será pago a partir de 14 de Dezembro. E a folha de dezembro será paga a partir de 23/12.

“Diante de dois anos muito difíceis que passamos, por conta da pandemia, fizemos um esforço enorme para que nesse final de ano as perspectivas de vendas do nosso comércio possam ser melhores, tendo em vista o volume de recursos que aportaremos no pagamento dos servidores até o final do ano,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

Confira o calendário de pagamento de Novembro:

23/11
Secretaria de Educação
Aposentados e pensionistas que ganham 01 salário mínimo, com iniciais de A a L.

24/11
Secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Controle interno, Cultura e esportes, Finanças, Governo, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Assessoria especial e Coordenadoria da mulher.

Aposentados e pensionistas que ganham 01 salário mínimo, com iniciais de M a Z.

25/11
Secretaria de Saúde e Aposentados e pensionistas com vencimentos acima de um salário mínimo até R$ 3.000,00

26/11
Aposentados e pensionistas com vencimentos acima de R$ 3.000,00

Governo de Pernambuco convoca 241 concursados para a Saúde

O governo de Pernambuco autorizou, nesta quarta-feira (17), a nomeação de 241 profissionais aprovados em concurso público para os mais diversos serviços ligados à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Os convocados vão reforçar a rede hospitalar e também atender o nível central da pasta e órgãos vinculados, como o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Dos 241 convocados, 56 são médicos, 48 são das mais diversas profissões de nível superior, 135 de nível médio e 2 fiscais de vigilância sanitária (detalhamento abaixo). Os profissionais terão prazo de cinco dias para tomar posse e 48 horas depois de empossados deverão se apresentar no local de exercício funcional comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Caixa paga Auxílio Brasil a cadastrados de NIS final 4

auxilio brasil agora

A Caixa paga nesta segunda-feira (22) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 4. O valor médio do benefício é de R$ 217,18. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: o novo aplicativo Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Benefícios básicos

O novo programa social tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

Fonte: Agência Brasil

Opositores de Bolsonaro preparam desembarque do PL

OPOSITORES

Um dia após o PL anunciar que seu presidente, Valdemar Costa Neto, recebeu “carta branca” dos dirigentes estaduais do partido para filiar Jair Bolsonaro, integrantes da sigla que fazem oposição ao presidente já se preparam para deixar a legenda.

Durante a própria reunião do PL foi anunciada a saída de Maurício Quintella, atual secretário de Infraestrutura de Alagoas. O estado é governado por Renan Filho (MDB-AL), que faz oposição a Bolsonaro. Quintella criticou duramente o presidente nas redes sociais durante o último ano e disse ao site “Metrópoles” que não ficará no mesmo partido que Bolsonaro.

“Pelo andar da carruagem o PL está pulando uma grande fogueira! Filiar um presidente genocida, que destrói o Brasil dia após dia, seria desastroso. Bolsonaro precisa ser combatido, não abrigado!”, escreveu Quintella no Twitter. Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) pretende se reunir com Costa Neto na semana que vem, quando voltar de missão oficial na COP-26. Deputados que conversaram com ele nos últimos dois dias dizem que Ramos está convencido a sair do partido. Na matéria completa, só para assinantes, a debandada que a sigla ainda pode ter em outros estados, como Bahia e Piauí, e o impasse em São Paulo.

Fonte: O Globo

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

whatsapp-image-2021-11-17-at-095621-1

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir desta  quinta-feira (18), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 30 de outubro.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Comunidade da Abelha comemora o Dia da Consciência Negra em Carnaíba

download

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Comunidade Quilombola do Sítio Abelha, em Carnaíba, promove a 14ª Festa O Despertar da Consciência Negra, com uma programação cultural no próximo sábado (20), a partir das 16h. O evento será na Comunidade Abelha, na casa de Sebastião Gonçalo.

A programação conta com apresentações culturais das escolas, declamação de poesia, com a participação da diretora da Guarda Municipal, Thaynnara Queiroz; apresentação do filme Burkina Faso à Terras Quilombolas, samba de coco e bingo. Para encerrar, o autêntico forró pé de serra com Éder Ramalho.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social e da Diretoria de Cultura e Turismo do município.

Direito ao Auxílio Brasil: 40% dos mais pobres no CadÚnico ficam fora do programa; veja a situação

1_az2a0888-19391709

As longas filas que se formaram em frente aos Centros de Assistência Social e à Central Única de Atendimento do Cadastro Único no Recife, nas últimas semanas, expuseram o tamanho do problema que continua a ser a pobreza no Brasil. Maior, a parcela da população socialmente mais vulnerável apressou-se após o anúncio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de um programa que, na esteira do Auxílio Emergencial, já desidratado em 2021, traria às famílias pagamentos de R$ 400. A realidade, no entanto, impõe outro ritmo. Esta quarta-feira (17) marca o início do Auxílio Brasil, com pagamentos médios de R$ 217 e sem data certa para dobrar o valor. Mais de 14,6 milhões de famílias começam nesta quarta-feira (17) a sacar alguma quantia. O número parece superlativo, mas deixa de fora muita gente. Ao todo, o Cadastro Único tem 24.578.491 famílias em extrema-pobreza, pobreza e de baixa renda, mas 9.923.783 milhões delas (40%) não estão elegíveis a receber o Auxílio Brasil neste primeiro momento, já que não estavam no Bolsa Família.

Os dados são do próprio governo federal, dos meses de setembro e outubro de 2021, e constam nas plataformas da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Levando-se em conta apenas esse recorte de renda, em Pernambuco, 33,9% dos em extrema-pobreza, pobres e de baixa renda ficam de fora do programa. Por aqui, estão no Cadastro Único com os perfis de renda citados 1.805.385 famílias. O Bolsa Família já atende 1.191.718. 

Requisito à gama de programas sociais estruturados no País, o Cadastro Único ganhou ainda mais notoriedade nos último ano. Com a crise desencadeada pela pandemia da covid-19, foi com ele que a população teve acesso ao auxílio emergencial pago entre 2020 e 2021. É através do cadastro que são identificadas as famílias consideradas de baixa renda, com renda per capita de meio salário-mínimo  ou três salários mínimos de renda total. Nem todos se enquadravam no Bolsa Família, assim como poucos serão incluídos no Auxílio Brasil. 

Pela faixa de renda, eram incluídos no Bolsa Família os grupos familiares com renda per capita até R$ 178, o que abarcava os grupos em extrema-pobreza (R$ 89) e em situação de pobreza (R$ 178). O novo programa esticou um pouco a régua, deixando-a entre R$ 100 (extrema-pobreza) e R$ 200 (pobreza), valores que ainda assim não são considerados ideais para a correção. Além da classificação, o número de beneficiários, pelo menos em 2021, só deve crescer em torno de pouco mais de 2 milhões de famílias, total que já estava na lista de espera – cumpriam os requisitos mas não eram atendidas pelo Bolsa Família. 

Fonte: JC Online

Câmara de vereadores de Afogados realiza 38ª sessão ordinária

camara-afogados-09-03-21

Foi realizada na manhã desta 3ª feira (16) a 38ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira.

Inicialmente o vereador Erikson Torres solicitou ao Poder Executivo a implantação de toldos em torno das praças de Afogados ajudando no sombreamento da área.

Na casa, todos os parlamentares parabenizaram os organizadores dos eventos dos bacamarteiros e vaqueiros realizados ontem em nossa cidade.

Em sua fala o Presidente da Câmara, Rubinho do São João cobrou agilidade do governo do estado para o início das obras da PE-380 ligando Afogados a Ibitiranga e divisa com a Paraíba. A informação é que as máquinas estão chegando entre hoje e amanhã para começar os trabalhos.

A próxima sessão está marcada para terça-feira da semana que vem, dia 23 de novembro.

Aferição de temperatura, presença nas escolas e estádios: confira as mudanças em Pernambuco

000-1wk2bn

A aferição de temperatura em estabelecimentos de comércios e serviços no Estado não precisará mais ser realizada. A medida, utilizada como um parâmetro para detectar se a pessoa está ou não com febre e, portanto, com o vírus, tem início já na próxima segunda-feira (15).

Além desta decisão, o governo estadual também ampliou a capacidade do público nos estádios para 50%. Apesar da flexibilização, o protocolo permanece com 90% do público total vacinado com duas doses ou uma dose única e 10% exclusivo para quem tomou apenas a primeira doses, desde que estejam portando teste rápido antígeno em 24h antes do evento ou RT-PCR negativo em até 48h.

Por fim, outra medida, também anunciada nesta quinta na coletiva do governo foi com relação a mudanças nas escolas.

A partir da próxima terça-feira (16), as escolas da rede pública e privada não terão mais que manter distância mínima entre as carteiras nas salas de aula. A liberação vale todos os níveis da educação, do infantil ao superior.

Fonte: Folha de Pernambuco

Pernambuco registra cinco mortes e 290 novos casos de Covid-19 em 24h

041020211536550000000

Pernambuco registrou nesta sexta-feira (12) cinco mortes e 290 novos casos da Covid-19. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Entre os confirmados nesta sexta-feira (12), 13 (4%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 277 (96%) são leves. Com isso, o estado totaliza 635.488 casos confirmados da doença, sendo 54.738 graves e 580.750 leves.

Os cinco óbitos ocorreram entre 20 de maio e 11 de novembro deste ano. Agora o estado totaliza 20.107 mortes pela Covid-19.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

folhape-3

Cerca de 85 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) têm até esta quinta (11) para agendar a perícia médica. Eles foram convocados pela operação pente-fino do órgão para verificar possíveis irregularidades e terão o benefício suspenso se não passarem por nova perícia.

Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Segundo o instituto, até agora somente 10.397 marcaram o exame, com 85.191 passíveis de perderem o auxílio de incapacidade temporária.

A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União. Desde julho, o órgão está enviando cartas a 170 mil segurados. As perícias começaram em agosto. Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data informada pelos Correios, para agendar o procedimento.

De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não marcaram a perícia.

O exame pode ser agendado de três formas: pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do INSS na internet. O beneficiário deve levar os seguintes documentos no dia da perícia: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional) e a descrição da doença.

Governo Bolsonaro é avaliado como negativo por 56%, diz pesquisa Genial/Quaest

x96114425_file-photo-brazil,27s-president-jair-bolsonaro-reacts-during-the-launching-ceremony-of-th.jpg.pagespeed.ic.H6uA2iBggW

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é avaliado como negativo por 56% das pessoas. Os que consideram o governo regular são 22%, enquanto os que avaliam a gestão como positiva são 19%.

Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta 4ª feira (10.nov.2021). O levantamento foi realizado de 3 a 6 de novembro, com 2.063 pessoas com 16 anos ou mais. As entrevistas foram realizadas de foram presencial em 123 municípios brasileiros. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A avaliação negativa cresceu além da margem de erro em comparação com o levantamento do mês anterior. As avaliações de regular e negativo variaram dentro da margem de erro.

O governo Bolsonaro é pior avaliado na região Norte, onde 60% consideram a gestão como negativa. Mas em todas as regiões a avaliação negativa supera com folga a positiva ou regular.

Entre os outros segmentos também chamam a atenção os seguintes dados:

  • sexo: mulheres são as que mais avaliam negativamente o governo: 59%, contra 52% entre os homens;
  • idade: a pior avaliação é entre os jovens de 16 a 24 anos; já a melhor avaliação positiva e regular, 21% e 24%, respectivamente, foi registrada entre aqueles que tem de 35 a 44 anos;
  • renda familiar: o governo Bolsonaro é avaliado negativamente por 60% entre aqueles que recebem até 2 salários mínimos – o percentual cai para 51% entre aqueles que recebem mais de 5 salários mínimo; e
  • religião: a gestão de Bolsonaro é mais bem avaliada mais aos evangélicos (42% negativo; 27% positiva e 27% regular) do que aos católicos (59% negativo; 21% regular e 17% positiva).

A pesquisa Genial/Quaest também verificou a percepção da população sobre quais são os piores problemas do Brasil. Para 48%, é a economia. A saúde e a pandemia ficou em 2ª lugar, com 17%. Questões sociais ficaram com 13% e corrupção com 9%.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi indicado como a pessoa para resolver os problemas da economia – com a fome sendo a questão mais citada -, saúde e pandemia, desemprego e questões sociais. Mas para resolver o problema da corrupção, o nome mais escolhido foi o presidente Bolsonaro.

Fonte: Poder 360

Trabalhadores nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial

auxilio-emergencial-2804217522

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em junho podem sacar, a partir desta quarta-feira (10), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 26 de outubro.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro só podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Prefeitura de Carnaíba paga 2ª parcela do 13º e antecipa pagamento das férias dos professores

dinheiro-reais-real-notas-1603128576185_v2_450x337

A Prefeitura de Carnaíba cumprindo seu compromisso de manter os salários dos servidores do município em dia e valorizando o funcionalismo, paga no próximo dia 20 de novembro a segunda parcela do 13º salário.

O pagamento antecipado demonstra a política adotada de valorização e do compromisso desta gestão com o funcionalismo. Por lei, o benefício pode ser depositado em duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. A primeira parcela foi paga aos servidores no mês de julho e totalizou R$ 836 mil.

Ainda para este mês de novembro, a Prefeitura já anunciou a data do pagamento dos salários que será 30/11 e também a antecipação do pagamento das férias dos professores. Normalmente o benefício é pago em janeiro, quando os educadores gozam seu período de férias. Ao todo, serão injetados na economia local em novembro cerca de R$ 2,702 milhões.

“Nosso objetivo é sempre cumprir o compromisso com os pagamentos em dia, tendo o zelo pela administração dos recursos, essa é a nossa prática nos quatro mandatos que tivemos”, afirmou o prefeito Anchieta Patriota.

A antecipação do 13º salário também vem fomentar a economia local que ainda vive os efeitos econômicos da pandemia, além de demonstrar rigor e austeridade no trato das contas públicas. “Vamos continuar mantendo controle rigoroso das contas do Município para garantir que sempre tenhamos condições de continuar investindo nas políticas públicas necessárias ao nosso povo”, concluiu.

Saiba como vai funcionar o Auxílio Brasil, benefício que vai substituir o Bolsa Família

realdinheiro-moeda-1310202267

Com benefício médio de R$ 217,18 em novembro, o Auxílio Brasil, novo programa social criado pelo governo, começará a ser pago no próximo dia 17. Para valer definitivamente, a medida provisória (MP) do programa precisa ser aprovada pelo Congresso, até 7 de dezembro, 120 dias após a edição do dispositivo.

Com 17 milhões de famílias incorporadas, o Auxílio Brasil terá cerca de 2,5 milhões de famílias a mais que os 14,6 milhões atendidas pelo Bolsa Família. O novo programa social terá três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário arranje um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

O pagamento do valor mínimo de R$ 400 até dezembro de 2022, prometido pelo presidente Jair Bolsonaro, depende da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite o parcelamento de precatórios por até dez anos e muda o cálculo do teto de gastos. Caso aprovada, a proposta abre um espaço de R$ 91,5 bilhões no teto para 2022, dos quais cerca de R$ 50 bilhões serão usados para bancar a elevação do benefício para R$ 400.

As condições do programa foram regulamentadas por um decreto editado na última segunda-feira (8). Os valores dos benefícios e das linhas de pobreza e de extrema pobreza foram definidos por outro decreto, publicado na última sexta-feira (5).

As famílias com renda per capita de até R$ 100 passaram a ser consideradas em situação de extrema pobreza; aquelas com renda per capita de até R$ 200 passam a ser consideradas em condição de pobreza. No Bolsa Família, os valores eram, respectivamente, de R$ 89 e de R$ 178 por pessoa. O valor médio do Bolsa Família, em média R$ 189, passou para R$ 217,18, com alta de 17,84%.

Gerente da Compesa Gustavo Serafim debate abastecimento d’água em sessão da Câmara de Afogados

A convite da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira o Gerente Regional da Compesa, Gustavo Serafim esteve falando sobre as constantes reclamações em relação a falta d’água em alguns pontos da cidade.

Os parlamentares foram unânimes ao dizer que essas queixas contra a Compesa não são de hoje, mas de muitos anos atrás.

Estiveram presentes a sessão e falando em nome da população afogadense, Gerson Carvalho, Daniele de Lima e Júnior Santiago. Os três questionaram a falta de calendário por parte da Compesa e a dificuldade para chegar água nas torneiras dos moradores de bairros como Cohab/Sobreira, Residencial Dom Francisco, São Braz e outros pontos de Afogados.

O Gerente da Compesa, Gustavo Serafim ainda destacou o esforço que a companhia vem fazendo para melhorar o abastecimento, a fiscalização nas ligações clandestinas, onde foram flagradas 160 em apenas 3 meses, tendo casas com piscina e sem hidrômetro.

“A Compesa oferta cerca de 100 litros d’água tratada por segundo para ser distribuída com os usuários, hoje não é apenas a cidade que a empresa atende, tem também algumas comunidades rurais e ainda trabalha para reduzir a desperdício de 40% de água tratada através de estouramentos e outras causas”, disse Gustavo.

Fora de casa, Afogados goleia Vitória no futsal sub-17

AFOGADOS FUTEBOL

Neste último Domingo (06), às 18h, os garotos do sub-17 do Afogados da Ingazeira F.C. jogaram na cidade de Pombos-PE, contra a equipe A.D.C Vitória.

A Coruja do Sertão conseguiu um placar elástico de 6 a 0, no jogo de ida das oitavas de final do Campeonato Pernambucano de Futsal Sub-17. Os gols foram marcados por Arthur Feijó, Fernando César (2), Marcos Leandro(x2) e Victor Kauan.

No próximo domingo (14) acontecerá o jogo de volta, em Afogados da Ingazeira, às 16h.

Ainda nesta segunda-feira (08), a Coruja do Sertão enfrenta o L.W. Arcoverde em casa, na categoria sub-20. O jogo será no Centro Desportivo, às 20h, com entrada no valor de 3 reais.

Na COP26, Paulo Câmara anuncia maior pacote de ações ambientais da história de Pernambuco

PAULO

Durante discurso na Assembleia Geral da Under 2 Coalition, na COP26 ( Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas), o governador Paulo Câmara (PSB), anunciou o maior pacote de ações ambientais da história de Pernambuco.

O evento está sendo sediado em Glasgow, Escócia. Serão investidos R$ 75 milhões em reflorestamento, na preservação de mil nascentes de rios e no tratamento de resíduos sólidos de 43 municípios. O gestor socialista assinou também o compromisso pela neutralidade do Carbono, reafirmando a disposição de zerar as emissões no Estado até 2050.“Não viemos aqui apenas para reafirmar promessas, nem para apontar as contradições daqueles que não respeitam a natureza. Estamos fazendo a nossa parte e, por isso, anuncio hoje o maior aporte de recursos para a agenda da sustentabilidade em Pernambuco. Vamos investir R$ 75 milhões no reflorestamento da nossa principal área de Mata Atlântica, a APA Aldeia-Beberibe, na recuperação de mil nascentes de rios em 50 municípios e no tratamento de resíduos sólidos em 43 cidades, que não contam com aterros sanitários”, explicou o governador Paulo Câmara.

A CEO do Climate Group e coordenadora do Under 2, Ellen Clarkson, esteve presente na Assembleia Geral. A Under 2 Coalition reúne líderes de mais de 60 países mobilizados em ações de sustentabilidade em todo o mundo.

Para o projeto de restauração de bacias hidrográficas serão investidos R$ 12,5 milhões. A implantação do corredor ecológico da Área de Preservação Ambiental Aldeia-Beberibe vai mobilizar recursos da ordem de R$ 48 milhões. Já o tratamento de resíduos sólidos consistirá na instalação de galpões para separação do material reciclável. A estimativa de custo para esse último projeto fica em torno de R$ 15 milhões.

Acidente com seis veículos deixa uma pessoa morta e 12 feridas no Agreste

ACIDENTE

Uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas em um acidente envolvendo seis veículos na BR-424, no município de Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente acorreu na noite desse domingo (7), no km 26 da rodovia.

Inicialmente, uma colisão frontal envolvendo dois carros havia deixado um dos motoristas feridos. Enquanto a vítima era atendida por uma enfermeira, um caminhão-tanque veio desgovernado e colidiu com uma caminhonete, com outro carro e com um veículo utilitário, jogando este último de cima da ponte.

Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão saiu do local antes da chegada da polícia.

A enfermeira que realizava atendimento ao condutor do primeiro acidente foi atingida e morreu no local. Outras 12 pessoas ficaram feridas, sendo socorridas para diferentes unidades de saúde da região.

De acordo com a PRF, 11 feridos foram socorridos inicialmente para o Hospital de Venturosa e uma outra vítima foi encaminhada para o Hospital de Pedra, também no Agreste. Posteriormente todos foram para o Hospital de Arcoverde, e depois um dos feridos foi transferido para um hospital do Recife.

Além da PRF, o Corpo de Bombeiros, ambulâncias das prefeituras locais e o Instituto de Criminalística estiveram no local. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: Folha de Pernambuco

Vitória de Lira e Bolsonaro abre crise no PDT

LIRA E BOLSONARO

A aprovação em primeiro turno na Câmara, na madrugada de ontem, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o governo a adiar o pagamento de precatórios e abre folga orçamentária para o Auxílio Brasil e para emendas parlamentares expôs a falta de coesão nos partidos que pretendem concorrer em uma terceira via para presidente da República no ano que vem.

Deputados de siglas como PSDB, PSD e Podemos, que planejam ter candidato contra Bolsonaro, votaram com o governo na proposta que ajuda a furar o teto de gastos, em contradição com o que defendem suas principais lideranças.

No caso do PDT, a repercussão se tornou uma crise. O presidenciável da legenda, Ciro Gomes, anunciou a suspensão de seu projeto eleitoral depois que a bancada do partido foi decisiva para a vitória de Bolsonaro na votação.

Na maioria dos partidos, prevaleceu a lógica de sobrevivência e interesse pessoal dos próprios deputados. O governo e seus aliados na cúpula do Congresso acenaram com maior participação em emendas no ano eleitoral, fator considerado decisivo pelos parlamentares para renovar os votos em suas bases.

Formalmente, o argumento governista é que a aprovação da PEC era imprescindível para garantir o Auxílio Brasil em 2022. Opositores afirmam que o auxílio poderia ser financiado mesmo sem a PEC, e que o texto votado servia principalmente para turbinar emendas sem fiscalização, além de representar uma quebra na responsabilidade fiscal e um calote no pagamento de precatórios (dívidas do governo sobre as quais não cabem mais contestações judiciais).

O apoio ao Planalto em seus partidos deixou adversários de Bolsonaro em situação desconfortável. Veja como as lideranças partidárias reagiram a aprovação da PEC dos Precatórios e como a votação expõs o racha entre os candidatos que buscam ocupar a terceira via nas próximas eleições.

Fortes chuvas, ventos e trovões provocam alagamentos e queda de árvores em Petrolina

CHUVA PETROLINA

Chuva, ventos fortes e trovões causaram alagamentos, quedas de árvores e falta de energia na noite dessa quinta-feira (4) em Petrolina, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Agência Pernambucana de Água e Climas (APAC), nas últimas 24 horas choveu 49,20 milímetros na cidade. A Defesa Civil do município havia emitido um alerta na terça-feira (3) informando que Petrolina poderia registrar o volume de 50 milímetros de chuvas até domingo (7).

Nessa quinta, parte do telhado de um posto de combustível foi destruído na Avenida Honorato Viana e foi registrada a queda de ao menos duas árvores e um poste. Não há relato de desabrigados.

Fonte: Folha de Pernambuco